“O Oceano”, nome dado à próxima exposição de artes e fotos da feira The Board Trader Show, que acontece entre os dias 28 e 30 de setembro em São Paulo, foi inspirado na magia única, imensidão infinita e cores sedutoras dos oceanos, que servem como inspiração para as vidas de milhões de pessoas ao redor do mundo.
Os artistas e fotógrafos que participarão da exposição têm sua vidas conectadas aos oceanos, e lá que buscam suas inspirações, alegrias e energia para suas vidas diárias.
Estamos trazendo um time de peso com nomes conhecidos mundialmente nos meios da fotografia e surf art. Um verdadeiro show de cores, criatividade, técnicas e o mais alto nível de fotos.
Vocês poderão acompanhar por aqui, semanalmente, os perfis de artistas e fotógrafos que estarão na exposição “O Oceano”, durante a The Board Trader Show.
Nascido e criado dentro de uma fábrica de pranchas, Raphael Tognini começou a entender o que é o surfe enquanto percebia a movimentação ao redor de seu berço, que ficava literalmente no meio do salão de glass da Shine Surfboards, no Tombo, Guarujá.
Além do pai shaper, Raphael cresceu sendo inspirado por todo tipo que por ali passava – surfistas profissionais, glassers, pintores, fotógrafos, jornalistas e apaixonados pelo mar.
Foi nesse cenário completamente famíliar que Raphael aprendeu a fazer surfe dentro e fora d’água. Quando ainda era moleque, ganhou uma câmera fotográfica e registrou a rotina que estava ao seu redor, desde as pessoas que passavam por ali até o cocô do cachorro no pátio em frente à fábrica. Mas a brincadeira era um pouco cara e aquela alegria de registrar seu olhar só voltaria alguns anos depois.
Nas fotos profissionais, começou acompanhando a mãe, jornalista e primeira mulher surfe repórter do Brasil, na produção dos boletins de ondas pelas praias do Guarujá que abasteciam os principais canais de informação destinados aos surfistas.
Dos checks matutinos, passou a fotografar ação e encontrou nessa arte sua melhor forma de expressão. Sabendo que o mundo ia muito além dos horizontes do Tombo, foi buscar conhecimento e experiência fora dali.
Morou em São Paulo e, com 13 anos de carreira, passou por todas as áreas do audiovisual e fotografia – da produção à direção, de produtoras de pequeno porte às maiores emissoras de TV, sempre aplicando as influências deste estilo de vida à estética visual que inspira suas imagens.
Voltou ao Tombo há mais de dois anos para colocar em prática o projeto Flamboiar, onde escoa toda a sua inspiração e criatividade. Os conteúdos produzidos por ele e Carol Bridi, sua parceira na vida e na arte, já receberam reconhecimento internacional e foram publicados por sites e revistas de surfe em Portugal, França, Austrália, Espanha e Estados Unidos. Teve filmes exibidos em festivais internacionais de cinema e foi premiado no Mimpi Film Fest.
Na The Board Trader Show, vai expor fotografias digitais e analógicas que exprimem todo o significado que encontra na vida através do mar e das linhas desenhadas por surfistas e seus brinquedos sobre as ondas. Até aos menos sensíveis, não é exagero dizer que as gotas que saltam de suas imagens podem salgar a pele e a alma, mesmo a quilômetros de distância do mar.
Você pode acompanhar o trabalho do Raphael em instagram.com/raphatognini e instagram.com/flamboiar.