Gabriel Medina

Receita do sucesso

0

 

311x415

Gabriel Medina, Rip Curl Grom Search Internacional 2015, Maresias, São Sebastião (SP). Foto: Fábio Maradei 

Eleito uma das 100 pessoas mais influentes do Mundo pela conceituada revista norte-americana “Time”, o atual campeão mundial do WCT, Gabriel Medina, trata com naturalidade essa nova e importante menção, mas sabe da responsabilidade que representa. O surfista de 21 anos, que está sendo o anfitrião dos novos talentos que competirão na Final do Rip Curl Grom Search Internacional, apresentada por GoPro, na praia de Maresias, falou sobre o assunto na abertura oficial do evento, no hotel Coconuts, onde os atletas estão concentrados.

“É uma responsabilidade muito grande”, destacou, referindo-se a servir de exemplo. “Acreditei bastante no meu sonho, treinei, me esforcei e dei tudo o que podia. Graças a Deus consegui alcançar meus sonhos. Então, o que diria é acredite, treine, dê seu máximo, que um dia vai chegar lá”, disse o surfista.

Ele é um dos dois brasileiros na seleção da Time deste ano e ocupa a quarta posição entre 12 ícones escolhidos, junto com personalidades como o Papa Francisco, por exemplo. Apesar de não estar lista da revista norte-americana, o amigo e craque de futebol Neymar foi lembrado por Medina como uma pessoa bem influente. E para completar, o campeão do WCT elegeu a pessoa que mais o influencia, na vida e profissão: “Meu pai”, disparou, referindo-se a Charles Rodrigues, hoje conhecido como Charles Medina, responsável pela primeira prancha de Gabriel e que também acumula a função de técnico.

Gabriel está em sua casa em Maresias aproveitando a folga no WCT para descansar e repor as energias para a próxima etapa, que será no Rio de Janeiro. Enquanto isso, também atua como hostess dos 16 finalistas de dez países que disputam o Rip Curl Grom Search Internacional, evento que o projetou no cenário mundial ao vencer em 2010, na Austrália. “Na minha época não tinha ninguém do WCT perto para dar dicas, conversar. Acho bem importante essa interação”, afirmou.

CHAMADA – A Final do Rip Curl Grom Search, apresentada por GoPro, está sendo realizada em Maresias justamente para homenagear Medina. A competição será realizada nos dois dias que apresentaram as melhores condições de ondas até o domingo. A direção do evento fará uma nova “chamada” na quarta-feira à tarde, para anunciar se as disputas iniciam quinta ou sexta-feira. “O objetivo é colocar a garotada em ondas boas”, avisa Fernando Gonzalez, diretor da competição, destacando que enquanto as disputas não começam os atletas terão sessões de surf nas praias próximas.

Serão 16 candidatos ao título, oito no masculino e oito no feminino. Entre eles, quatro brasileiros, os campeões do Rip Curl Grom Search Brasil de 2014, Samuel Pupo e Kayane Reis, e dois convidados, Heitor Duarte e Lorrana Lima, atletas de São Sebastião.

Vale lembrar que Samuca também é surfista local e treina diariamente em frente ao pico do evento. Kayane, que é de Saquarema, é bem experiente e disputou a final internacional em 2014, na Indonésia. Também estarão na disputa Len’s Arancibia (França), Raju Sena (Indonésia), Keru Batle (Nova Zelândia), Kei Kobayashi (Estados Unidos), Max “Rulo” (Argentina) e Roberto Araki (Chile), na masculina, Ariane Ochoa (Espanha), Cintia Hansel (Indonésia), Raiha Ensor (Nova Zelândia), Caroline Marks (Estados Unidos), Jaleesa Vincent (Austrália) e Leilane McGonable (Costa Rica), entre as meninas.

A Final Internacional do Rip Curl Grom Search em Maresias é apresentada por GoPro – Be a Hero, com apoios de Posca e Coconut’s Maresias Hotel. Colaboração da Federação Paulista de Surf, Prefeitura de São Sebastião, Associações de Surf de Maresias (ASM) e de São Sebastião (ASSS). Cobertura da Revista Fluir e Site Waves, com divulgação da FMA Notícias e realização da Rip Curl.