Bastou tocar o sinal que encerrava as aulas do colégio Dante Alighieri nos últimos dias de novembro – ele passou direto, é bom dizer – que o garoto rumou para o litoral paulista, acompanhado de sua irmã, a também surfista Isabela Saldanha.
Nestes dois meses, surfou nos mais diferentes tipos de condições: das marolas às bombas, de ondas gordas às tubulares, em praias como Maresias, seu home break, Paúba, Santiago e Itamambuca. Aprimorou o talento nos tubos e nas manobras aéreas – tudo devidamente registrado por Flavio Sinkus e Alessandra Barros, do Sinkus Shots. Ainda aproveitou os dias de flat para andar de skate.
Só voltou a São Paulo na última segunda-feira e já partiu direto para Congonhas, onde embarcou com destino à primeira etapa do Rip Curl Grom Search, em Florianópolis. O evento abre a temporada dos campeonatos mais relevantes do calendário nacional. No ano passado, foi lá que ele conquistou sua primeira vitória neste circuito, na categoria sub 12 – e terminou em terceiro no ranking final.
Em 2017, no entanto, o desafio ainda é maior: Rodrigo busca se destacar entre os atletas da categoria sub 14.
Para acompanhar as performances e resultados do garoto, basta seguir @ro_saldanha no Instagram.
Rodrigo tem o apoio das marcas Hurley Brasil, Cabianca Surfboards, Guaraná Antarctica, parafinas Bull Wax e acessórios da Wet Dreams Brazil.