Centenas de remadores coloriram as águas do canal Ka’iwi, que separa as ilhas havaianas de Molokai e Oahu, no último domingo (08) para realização da 65ª edição da Molokai Hoe, a mais prestigiosa prova de travessia em OC6 do mundo.
150 equipes participaram da prova, que é uma das mais antigas do Havaí, e desde 2005 vinha sendo, ano após ano, dominada pelos taitianos. No entanto, este ano uma equipe havaiana estava determinada a quebrar essa hegemonia.
Baseada na ilha de Big Island, Havaí, a Red Bull Wa’a foi fundada com a missão de quebrar a hegemonia dos taitianos nas provas de OC6. Tarefa árdua, uma vez que só a Shell Va’a tem nada menos do que 10 títulos da Molokai Hoe e, desde 2005, só havia sido superada por outra equipe do Taiti, a Edt Va’a, em 2014, para então voltar a dominar a prova nos dois anos seguintes.
A solução encontrada pela Red Bull Wa’a foi trazer remadores da Edt Va’a para seu time, o que gerou algumas críticas entre puristas argumentando que essa postura não faria da RDW uma equipe “genuinamente” havaiana, mas uma equipe mista entre Havaí e Taiti.
Polêmicas à parte, o fato é que o dever de casa foi feito e a edição de 2017 da Molokai Hoe teve finalmente uma equipe da casa no lugar mais alto do pódio.
Os taitianos, no entanto, deram muito trabalho e a disputa pela primeira colocação foi espetacular. A campeã Red Bull Wa’a terminou a prova com o tempo de 4h50s01s e a vice-campeã Shell Va’a chegou praticamente empatada com apenas 31 segundos de diferença!
Na terceira colocação, outra equipe havaiana: Lanikai Canoe Club, de Oahu, com o tempo de 4h58m06s e, completando o pódio, mais uma equipe havaiana: Hui Nalu Canoe Club, que teve este ano a participação do supercampeão Travis Grant (AUS).
Entre os destaques da prova vale ressaltar também a participação do legendário Joseph “Nappy” Napoleon, que aos 76 anos de idade concluiu no último domingo sua sexagésima participação na Molokai Hoe. Confira o vídeo abaixo (em inglês)
BRASIL NA PROVA
O capixaba Pedro Henrique Weichert , que assina a coluna “Remando com Pedrinho” para o SupClub, representou o Brasil na prova remando junto com a equipe havaiana “Waikiki Beach Boys” que concluiu a disputa na 17ª colocação.
Resultados completos AQUI.