A Federação Gaúcha de Surf (FGSurf) alerta os surfistas para a liberação da pesca com redes e cabos fixos no litoral do Rio Grande do Sul.
A medida começou na última sexta-feira e acontece em espaços pré-definidos, conforme decreto do Governo Estadual.
Os atletas devem procurar as áreas destinadas às práticas esportivas para surfar e assim minimizar os riscos de acidentes.
Segundo a FGSurf, cabe a população pressionar os órgãos públicos para sinalizarem as áreas de pesca e as destinadas à pratica esportiva.
“Infelizmente, ainda não temos uma costa protegida, que não ofereça riscos aos surfistas. Todo o cuidado é pouco antes de entrar no mar. É aconselhável nunca surfar sozinho, caminhar na orla para ver se a área está realmente livre de cabos e redes e somente entrar no mar quando o houver condições favoráveis”, aponta Orlando Carvalho, presidente da FGSurf.
Para denunciar alguma rede em área irregular, o fato deve ser comunicado à Brigada Militar. Também podem ser emitidos alertas à FGSurf pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (0xx51) 7812-6317, que monitorará a denuncia, além de auxiliar na retirada do material irregular.