Reef Classic estréia em Torres nesta semana

0

Marcelo Nunes, vice-campeão do Hang Loose Pro Contest 2004, é uma das atrações do surfe brasileiro em Torres neste final de semana. Foto: Ivan Storti / Divulgação Hang Loose.
Depois dos muitos tubos da Cacimba do Padre, os 142 surfistas de 11 paises que competiram em Fernando de Noronha (PE) estão partindo para Torres (RS), onde as condições das ondas são totalmente diferentes.

 

Agora, eles vão ter que apresentar todo seu repertório de manobras para poder triunfar na Praia dos Molhes, onde será instalada a sede principal do Reef Classic 2004.

 

A primeira edição do evento foi realizada em 1997 na cidade de Saquarema (RJ), no ano seguinte mudou para Florianópolis (SC) e agora fará sua estréia no balneário mais badalado do Rio Grande do Sul. Válida como terceira etapa do World Qualifying Series (WQS) de 2004, a competição começa na quinta-feira e vai até domingo, colocando em jogo mais US$ 75 mil em prêmios e 1.500 pontos no ranking que garante quinze vagas na elite do ASP World Championship Tour (WCT).

 

As principais atrações do Reef Classic 2004 serão o atual campeão mundial do WQS Neco Padaratz (SC) e os finalistas do Hang Loose Pro Contest, que foi encerrado no último sábado nas ondas tubulares de mais de 2 metros da Cacimba do Padre.

 

“Não conheço a cidade, mas já ouvi falar bem das ondas de lá e também que tem lindas mulheres”, brincou o sul-africano Warwick Wright, que faturou o título do Hang Loose Pro Contest e saiu de Fernando de Noronha (PE) com o prêmio máximo de US$ 10 mil, além da liderança no ranking mundial do WQS 2004.

 

“Esta é só a segunda vez que venho ao Brasil. Sou muito novo ainda (19 anos) e não conheço muitos lugares, mas com certeza Fernando de Noronha ficará gravado na minha carreira, pois foi onde fiz minha primeira final e conquistei minha primeira vitória no Circuito Mundial”, contou o jovem sul-africano.

 

O potiguar Marcelo Nunes, vice-campeão em Fernando de Noronha, também está entusiasmado com o ótimo resultado neste início da temporada que marca sua volta à elite mundial do WCT.

 

“Fiquei dois anos no WCT, perdi minha vaga em 2002, mas reconquistei meu lugar entre os melhores do mundo no ano passado e começar o ano com este segundo lugar aqui em Noronha foi muito importante”, falou Nunes, que comemora a volta do Reef Classic.

 

“No ano passado, só teve o Hang Loose no início do ano e agora são dois eventos com nível 4 estrelas. Isso vai ser muito bom para a gente começar na frente do ranking e nesta época do ano sempre tem boas ondas em Torres. Tomara que eu consiga repetir lá este bom resultado, porque um dos meus objetivos para este ano é tentar o título mundial do WQS”.

 

A ASP South America (escritório regional da ASP na América do Sul) encerra a sua “perna brasileira de verão” nesta semana. As duas provas do Brasil estão inaugurando uma seqüência de eventos importantes que vai ocupar todas as semanas até o dia 15 de abril.

 

O Reef Classic termina no próximo dia 15 e de 17 de fevereiro a 1 de março tem mais um WQS com nível 4 estrelas seguido, só que em Banzai Pipeline, no Hawaii No dia 4 de março, começa a fortíssima “perna australiana” para os surfistas da elite mundial, com o Quiksilver Pro tendo prazo até o dia 16 para realizar a estréia do WCT 2004 na Gold Coast.

 

Depois, acontecem três eventos seguidos do WQS: o 5 estrelas Snickers Australian Open nos dias 15 a 21 de março em Sydney, o 4 estrelas Energy Australian Mr Open de 22 a 28 em Newcastle e o 6 estrelas Salomon Masters nos dias 29 de março a 4 de abril em Margaret River.

 

E o Rip Curl Pro encerra a passagem do Circuito Mundial pela Austrália em 2004, realizando a segunda etapa do WCT nos dias 06 a 15 de abril em Bells Beach, Victoria.