Ricardo Taveira

Relato do México

0

No fim de semana dos dias 6 e 7 de junho rolou a maior ondulação no México desde o memorável swell de 3 de maio, quando o brasileiro Pedro Calado pegou uma das maiores ondas já surfadas na história desse país em Puerto Escondido. Diferente do histórico swell de maio, que foi gerado por uma grande ondulação do hemisfério sul, esse foi criado aqui mesmo na costa do México, resultado do furacão Blanca, o segundo da temporada de 2015. Blanca ficou estacionado, criando forças por dois dias no sul do estado de Manzanillo, região do México central, até se tornar um furacão de categoria 3 com ventos de ate 161km/h. Em seguida passou a percorrer a costa do pacífico Mexicano, também atingindo o estado de Baja Califórnia, causando fortes ondulações e muito estrago devido aos fortes ventos.

Como previsto, a ondulação bombou com força total na região central e norte do México.  Assim que dei conta dessa ondulação, comprei minhas passagens e saí do Hawaii, onde vivo. para pegar esse swell. Encontrei o Pedro Manga, que já estava na região há dois meses, e conheci o Bruno Cardoso e a Ana Tessari, um casal de brasileiros que adoram viajar e surfar as ondas do México, o Bruno pega as ondas e a Ana tira fotos do maridão sortudo. Com essa equipe recém formada, fechamos a parceria e decidimos encarar o swell.  

Como o furacão ficou estacionado e passando devagar bem em frente a essa região, tivemos ondas bem alinhadas com um tamanho considerável. O mar ficou muito grande durante três dias, e por ser um beach break, a coisa estava bem séria, já que o uso de um canal, como estou acostumado no Hawaii, é praticamente inexistente. Tivemos nossa melhor sessão no terceiro dia, com vento terral de noroeste segurando as esquerdas que estavam enormes. As direitas estavam um pouco mais convidativas, pois abriam a favor do vento. O crowd era composto por nós três e por mais umas quatro pessoas que resolveram encarar depois que nos viram pegando as ondas.  Foram poucas ondas surfadas, mas todo mundo se deu bem, e pegamos ondas bem grandes.  Destaque para o Bruno, que apesar de não ter muita experiência e equipamento para surfar ondas grandes, caiu nesse mar nervoso de 7’8”, sem colete, pegou duas ondas um pouco menores mas bem pesadas e saiu ileso. Bruno já havia ficado em Puerto Escondido, onde conseguiu pegar bons tubos, antes de vir para a Região Central.  

O México é um país maravilhoso com ótimas ondas, boa comida e gente muito amigável e alegre. É um ótimo destino de viagem para todos surfistas que procuram ondas perfeitas de todos os tipos e tamanhos. Viva El Mexico!

Ricardo Taveira é surfista, mergulhador profissional, cinegrafista subaquático e proprietário da Hawaii Eco Divers & Surf Adventures, empresa de mergulho, surf e ecoturismo no North Shore de Oahu. A Hawaii Eco Divers oferece serviços de viagem completos, incluindo acomodações, transporte, atividades turísticas e total assistência aos brasileiros que pretendem viajar ao Hawaii. Ela também oferece pacotes de viagem personalizados e tem parceria com as melhores agências de viagens de surf e mergulho do Brasil. Clique aqui para obter mais informações sobre a Hawaii Eco Divers.