Ricardo Taveira

Relatos do Hawaii

Ricardo Taveira envia relato e vídeo da última ondulação a atingir o North Shore de Oahu, no Hawaii.

YouTube video player

Acabamos de ter vários dias de altas ondas no Hawaii. Na quarta-feira passada, dia 22, entrou o maior swell da temporada havaiana de 2014/15 até esse momento. Como já era previsto, o swell entrou com força na madrugada e subiu sem parar pela manhã. O auge da ondulação foi à tarde, e todas as ondas de outside, denominadas outer reefs, quebraram perfeitas. 

O swell estava com 20 pés havaianos e vento perfeito. Havia surfistas por todos os lados. Ondas como Avalanches, Hammerheads, Himalayas, Alligators, Phantoms e a temida terceira bancada de Log Cabins estavam perfeitas. Os melhores surfistas do mundo dominavam as morras, que quebraram por todo o dia.  

Como todos esperavam, a lendária Waimea Bay quebrou de verdade, e pudemos surfar ondas pesadas o dia todo. O crowd estava intenso, e as séries entravam a toda hora, fazendo com que a baía fechasse um pouco mais no inside algumas vezes, algo que só acontece quando o swell está com 20 pés havaianos.

Foram altos drops insanos e vacas nervosas no decorrer do dia. Os havaianos surfaram com precisão, especialmente o mestre Michael Ho, que, junto ao filho Mason, pegou uma das maiores ondas do dia. Michael já está com 58 anos. 

O lendário Clyde Aikau, de 63 anos, caiu em uma onda e teve sua prancha partida ao meio, tendo que ser ajudado a sair da água, provavelmente com uma contusão. Vários nomes de responsa faziam parte do crowd, incluindo Sunny Garcia e Kelly Slater, que foram os destaques.  

Os japoneses estavam presentes e botando pra baixo sem medo. Cada ano que passa, os japas estão cada vez mais kamikazes, mas sempre mantendo o respeito dentro e fora d’água. Os brasileiros marcaram presença forte no outside e todos botaram pra baixo.   

No dia seguinte, o mar ainda estava grande e mais alinhado. Tivemos um outro dia de ondas grandes e perfeitas com menos crowd e mar muito liso. Waimea estava de sonho, com ondas pesadas ao redor dos 15 a 18 pés havaianos. No sábado, o mar subiu de novo, mas dessa vez muitos surfistas se aventuraram para os outros lados da ilha, já que no North Shore o vento estava maral. A lendária onda de Makaha foi o destino de muitos surfistas que ainda estavam com fome de onda grande.

Ainda escuto as ondas explodirem nas pedras aqui de trás da minha casa, em Waimea Bay, enquanto termino esse relato. Já estou pensando no próximo swell…

Ricardo Taveira é surfista, mergulhador profissional e proprietário da Hawaii Eco Divers & Surf Adventures, empresa de mergulho, surf e ecoturismo no North Shore de Oahu. A Hawaii Eco Divers oferece pacotes de viagem completo incluindo acomodações, transportes, atividades turísticas e serviço receptivo completo para Brasileiros que pretendem viajar para o Hawaii. Ricardo também oferece cursos de apneia e sobrevivência para surfistas no Hawaii. Para conhecer mais sobre o seu trabalho e empresa, acesse o site

Exit mobile version