Alaias

Remada na raça

0
1600x998

Surfar com uma alaia faz com que você desenvolva muitos aspectos importantes do seu surfe. Mas é preciso ter um bom preparo. Foto: Reprodução.

 

Alaias e bodysurf ajudam muito a desenvolver técnicas importantes para um bom desempenho nas ondas.

 

Tenho observado um grande número de surfistas que acabam pegando muito menos ondas do que poderiam. Sei que pode parecer roteiro do “Tá Dando Onda” ou “Surf no Havaí” (North Shore – no original), mas a verdade é que os conselhos dados pelos “técnicos” dos personagens principais desses filmes são realmente relevantes.

 

Pranchas com flutuação (volume) adequada em relação ao seu biotipo e ao tamanho e tipo de ondas que você vai pegar realmente facilitam o trabalho. Mas entrar numa onda, dropando no lugar certo, requer muito mais do que seu esforço e prancha correta.

 

Legenda vídeo: Se você consegue surfar, mesmo sem prancha, fica tudo mais fácil quando você tem algo que flutua mais do que você.

 

Vale perceber que no bodysurf, ou “jacaré”, nem prancha usamos e, mesmo sem a ajuda de pés de pato, podemos surfar. A prancha é você mesmo, sem flutuação extra e funciona, ou seja, é tudo uma questão de leitura das ondas e posicionamento em relação a elas.

 

Você pode contestar essa ideia dizendo que não da para dropar Pipeline de bodysurf. Meia verdade. Você pode não dropar no pico, mas pode dropar onde o seu equipamento, no caso nenhum, permite. Afinal, a leitura que você tem que fazer da onda para que tudo dê certo, implica nesse julgamento. Basta ver a performance dos bodysurfers que se divertem por lá.

 

1060x672

Essas pranchas de madeira oferecem pouca sustentação para seu corpo na água, mesmo assim, se você estiver no lugar certo e remando da maneira correta, você entra na onda. Foto: Reprodução.

 

Mas o assunto aqui é prancha. Daí, voltamos aos ensinamentos básicos de “Big Z” e “Chandler”, que faziam seus pupilos testarem os equipamentos mais rústicos e irem trocando por melhores conforme seu desenvolvimento. Isso tem uma razão de ser.

 

Mais do que o desempenho nas ondas, as pranchas de madeira, alaias, ajudam a desenvolver outros talentos além das manobras nas ondas. Essas pranchas ajudam você a entender a maneira certa de pegá-las.  

 

O vídeo não mostra nada sobre remada, mas pode instigar a tentativa de surfe com uma alaia. Com certeza você vai aprender muito sobre como entrar nas ondas.

 

Legenda vídeo: Além das técnicas de surfe na onda, as alaias ensinam muito sobre remada e posicionamento no mar.