Qual é a diferença entre um remador de elite e um iniciante? E o quão importante é para o seu corpo remar de acordo com uma técnica apurada?
Bem, antes que você responda, assista a esse vídeo e tire suas conclusões! Trata-se de uma animação produzida pela Water Based Research Unit, uma unidade de pesquisa ligada à Bond University, localizada em uma das mecas globais dos watersports, a Gold Coast, na Austrália.
Não por acaso, eles desenvolvem estudos sobre os efeitos fisiológicos do surfe e da remada em nosso corpo.
Para a experiência, que resultou na produção dessa animação, foram convidados o remador profissional Jake Jansen e um iniciante. Ambos os remadores foram filmados dentro de um ambiente em 3D e, em seguida, tiveram seus movimentos escaneandos e reproduzidos na forma de animação através de técnicas parecidas com as utilizadas em produções cinematográficas.
À esquerda está o remador de elite e à direita o iniciante:
O resultado é muito interessante. Fica nítido que o remador de elite sabe utilizar todo o seu corpo para obter um poder máximo de alavancagem (preste atenção especial nos quadris), enquanto o iniciante fica demasiadamente rígido, sobrecarregando braços e ombros.
A conclusão que se chega é a de que uma boa técnica é importante para melhorar sua performance, mas, também, é fundamental para que o remador evolua trabalhando todo seu corpo, sem sobrecarregar uma região, diminuindo assim o risco de lesões.
Gostou da dica? Então, saiba mais e confira nossa página de SUP Dicas!