Renan Rocha bota pra baixo no Rip Curl Pipe Masters 2005. Foto: Buno Lemos / Lemosimages.com. |
No próximo ano, ele pretende dedicar-se ao circuito brasileiro e às viagens de free surf.
E a despedida não poderia ter sido melhor, no pico onde o atleta em 2000 conquistou um dez unânime depois de surfar um tubo perfeito em ondas com cerca de 10 pés e garantiu a terceira colocação.
Conhecido pela sua atitude em mares de respeito, Renan Rocha concedeu esta entrevista direto do Hawaii, e comentou suas expectativas
Depois de correr o Tour durante 15 anos, o atleta pretende dedicar-se ao circuito brasileiro e às viagens de free surf. Foto: Flávio Rasta. |
destes 15 anos no WCT.
Como fica sua cabeça quando chega etapa final em Pipe, local onde você já conquistou uma nota 10?
Chego com o objetivo de surfar bem essa onda desafiadora e matadora. Conseqüência de uma boa performance serão as notas e as vitórias nas baterias.
Você foi um dos atletas que representou o Brasil no circuito mundial numa época em que o esporte não era tão desenvolvido como nos dias atuais. Como você analisa este salto do esporte?
Injeção de grana com o avanço das coberturas. A TV e a internet deixaram todos mais próximos dos surfistas e o surf saiu da praia e avançou para dentro da calçada. Nosso life style é o melhor do mundo.
Você decidiu que não vai mais brigar por uma vaga no WCT. O que levou você a tomar tal decisão?
A idade apareceu e chegou a hora. Não sou eterno e agora terei novos desafios na vida profissional.
Como você lida com esta fase de transição?
É difícil porque fiz isso durante 15 anos. Terei que me preparar para as novidades, assimilando o desenvolvimento com o tempo.
Quais são seus planos para o ano que vem?
Vou continuar apresentando os programas na ESPN Brasil, ganhei um wildcard e vou disputar o SuperSurf. Também vou viajar produzindo programas de TV e fotos para revistas e patrocinadores.
Qual o atleta com mais condições de sagrar-se campeão mundial?
Acho que todos têm condições, mas acredito que o Adriano de Souza, o ?Mineirinho?, tem mais estrutura e isso pode ajudá-lo.
Faça um balanço depois destes longos anos no Tour.
Ganhei uma cultura incrível viajando por todos os lugares do mundo, conheci pessoas e lugares indescritíveis, mas também perdi um pouco do contato com minha família.
Deixe uma mensagem para seus admiradores e para a nova geração?
Obrigado pelo suporte. Valeu pelas verdadeiras energias passadas. Para a nova geração, só posso dizer o seguinte: Não será fácil, profissionalismo ao extremo para vencer, mas aproveitem a cultura do surf porque é única nesse universo.
Clique aqui e confira a galeria de fotos da carreira de Renan Rocha