Com a classificação para as oitavas-de-final, Renan Rocha está mais próximo do WCT. Foto arquivo: Pierre Tostee/ASP World Tour. |
Válida como a 36a e última etapa do WQS 2004, a competição distribui um total de US$ 125 mil em prêmios e tem prazo de encerramento até o próximo dia 7 de dezembro.
A rodada teve início com mar liso e boas ondas de 2 metros, mas no decorrer do dia um forte vento prejudicou a formação em Sunset.
Apenas um dos quatro candidatos ao título do WQS caiu fora da prova – o aussie Luke Stedman, vice-líder do ranking.
Já o catarinense Neco Padaratz, o sul-africano Greg Emslie e o aussie Phillip MacDonald seguem na briga pelo caneco da divisão de acesso do circuito mundial.
Além de Neco, o pernambucano Paulo Moura, o paulistano Renan Rocha, o paraibano Fábio Gouveia e os cariocas Raoni Monteiro e Leonardo Neves também fizeram bonito e completam o time verde-amarelo nas oitavas-de-final do O’Neill World Cup of Surfing.
Fabinho surfou com maestria para bater dois candidatos ao título mundial. O atleta abriu a disputa com um belo tubo para arrancar 8.50 dos juízes e deixou Luke Stedman e Greg Emslie brigando pela segunda vaga. Melhor para Emslie, terceiro colocado no ranking, que deu fim às pretensões do vice-líder Stedman.
##
Neco Padaratz fez uma bela estréia e segue rumo ao bi do WQS. Foto arquivo: Ricardo Macario. |
Quem também arrebentou em Sunset foi o catarinense Neco Padaratz, atual campeão do WQS e líder da temporada.
Neco dilacerou sua primeira onda com três fortes snaps e mais uma batida na junção para receber nota 8.00.
A primeira posição na bateria ficou com o norte-americano Chris Ward, que achou duas boas ondas e totalizou 12.50 pontos, seguido por Neco com 12.33.
Alegria de um lado, tristeza de outro. O pernambucano Bernardo Pigmeu, uma das grandes esperanças brasileiras para entrar no WCT em 2005, ficou em terceiro no mesmo confronto.
Pigmeu teve a segunda melhor nota da bateria, 7.33, mas não encontrou outra onda de qualidade e perdeu precisando de 5.01 pontos.
Outro brazuca que está na briga pela classificação e perdeu sem conseguir trocar a segunda nota foi o baiano Armando Daltro. “Mandinho” completou um belo tubo e mandou uma boa rasgada para obter 8.17 pontos, melhor nota da bateria.
Porém, o atleta não conseguiu trocar a nota 1.50 que completava a sua somatória e deu adeus ao O’Neill World Cup of Surfing. Como está mal no WCT, “Mandinho” precisa torcer para que alguns atletas da elite que estão em sua frente no WQS consigam se manter através da primeira divisão, o que abriria novas vagas na divisão de acesso.
O paulistano Renan Rocha completou 34 anos nesta quinta-feira com uma classificação mais do que suada para as oitavas-de-final. O atleta precisava de 3.68 para avançar e obteve nota 3.77 nos últimos segundos. Com o resultado, Renan deu mais um importante passo rumo ao WCT 2005.
Já Danilo Costa não tem mais chances de retornar ao WCT em 2005. O potiguar nada encontrou na bateria contra o aussie Michael Lowe e os havaianos Sunny Garcia e Roy Powers.
O carioca Yuri Sodré também não entrou em sintonia com as séries e foi o último colocado no duelo dominado pelo havaiano Pancho Sullivan e o hexacampeão mundial Kelly Slater.
O site da ASP transmiste a etapa ao vivo em vídeo e também oferece notas on-line e resultados completos.