Renato Galvão avança e assume a ponta

Renato Galvão - SuperSurf 2004 - Pernambuco

Antes da chuva cair de vez, o público chegou a colorir as areias da praia do Cupe neste sábado. Foto: Ricardo Macario.
Neste sábado a chuva acabou sendo a principal protagonista do quarto dia do SuperSurf de Pernambuco e atrapalhou a festa na praia do Cupe, em Ipojuca. Além da chuva, o forte vento maral deixou as ondas de um metro em média totalmente mexidas.

 

A competição chegou a ser paralisada por alguns momentos e as quartas-de-final masculinas acabaram transferidas para o domingo. As disputas neste domingo serão iniciadas às 7:30 horas e as finais estão previstas para começar ao meio-dia.

 

O catarinense Jean da Silva foi novamente o destaque da categoria masculina ao eliminar o tricampeão brasileiro Peterson Rosa no penúltimo confronto das oitavas-de-final. Porém, neste domingo ele terá que abandonar a disputa, pois embarca às 5:30 horas para a etapa 6 estrelas do WQS na África do Sul.

 

Renato Galvão está nas quartas e assume a liderança provisória do ranking. Foto: Ricardo Macario.
?Estou feliz por ter chegado até aqui. Essa foi a primeira vez que disputei baterias homem-a-homem no SuperSurf e foi muito bom ter vencido grandes nomes do surfe brasileiro. Mas, no momento minha prioridade é o WQS e vou atrás de um bom resultado na África?, disse Jean, que ocupa a 83a posição no ranking da segunda divisão do circuito mundial.

 

Quem saiu ganhando com isso foi o paulista Bruno Moreira, que venceu a disputa com Maicon Rosa na última bateria das oitavas e pegaria Jean nas quartas. Com o WO, Bruno já está garantido na semifinal da competição, feito memorável para a ele, que faz sua primeira temporada no SuperSurf e vem mostrando muito potencial.

 

Marcelo Trekinho fez uma bela campanha na etapa de Pernambuco e ficou em nono. Foto: Ricardo Macario.
Com a vitória sobre Marcelo Trekinho, o ubatubense Renato Galvão assumiu a liderança do ranking e só poderá ser superado pelo bicampeão brasileiro Leonardo Neves (RJ) e pelo cearense Lucinho Lima, que faz a primeira quarta-de-final contra o potiguar Marcelo Nunes.

 

Na segunda bateria das oitavas, dois integrantes do WCT (World Championship Tour) deram show. Ambos acharam tubos na praia do Cupe e Marcelo Nunes ainda completou um belo aéreo para garantir a vitória sobre o baiano Armando Daltro por uma pequena diferença: 15,93 x 15,34 pontos.

 

“A bateria foi show, consegui achar boas ondas, nós dois pegamos tubos e fico muito feliz por ter passado mais uma”, falou Marcelo Nunes, que foi chamado na última hora para substituir um dos doze surfistas que acabaram cancelando suas participações na etapa.

 

Marcelo Nunes aproveita a vantagem que leva por surfar bem neste tipo de mar e pode ser um sério candidato ao título. Foto: Ricardo Macario.
“Estou tentando aproveitar da melhor maneira essa oportunidade e espero ir até a final do campeonato, pois estou surfando bem, as pranchas estão andando bem nessas ondas e agora só faltam duas baterias para atingir este objetivo”, disse Nunes.

 

Com os 15,34 pontos registrados, o baiano Armando Daltro poderia ter vencido todas as outras baterias das oitavas-de-final, mas teve que se contentar com o nono lugar na única etapa nordestina do SuperSurf 2004.

 

“No início eu achei que as ondas não iam proporcionar notas tão altas. O Marcelo começou na frente, me forçou a arriscar nas manobras e eu achei um tubo logo depois da primeira onda boa dele. Isso me deu confiança, fiquei mais tranqüilo, ainda ampliei minha pontuação, mas logo depois ele também pegou um tubo para reverter o resultado. Foi sem dúvida uma das melhores baterias que disputei nesse ano e pena que não deu para passar”, lamentou Daltro.

 

Léo Neves enfrenta Yuri Sodré na segunda bateria das quartas. Foto: Ricardo Macario.
Na seqüência, Yuri Sodré (RJ) derrotou Wagner Pupo (SP), o bicampeão brasileiro Leonardo Neves (RJ) passou por Alexandre Almeida (RJ) e o confronto entre Renato Galvão (SP) e Marcelo Trekinho (RJ) chegou até a ser interrompido devido a forte chuva que desabou em Porto de Galinhas.

 

Quando voltaram ao mar, Renato confirmou a vitória para garantir a liderança provisória do ranking brasileiro. Depois, o jovem catarinense Jean da Silva aprontou de novo para cima dos favoritos, desta vez eliminando o tricampeão brasileiro Peterson Rosa por 10,60 x 9,37 pontos.

 

Já na categoria feminina, as favoritas confirmaram presença no pódio. A primeira disputa por uma vaga na grande final sairá da reedição da primeira semifinal da etapa anterior, em São Sebastião (SP), envolvendo a atual líder do SuperSurf 2004, Suelen Naraisa (SP), e Taís de Almeida (RJ), que no domingo passado foi campeã da segunda prova do Circuito Petrobras de Surfe Feminino em Alagoas. Já a outra semifinal será disputada pela atual campeã e vice-campeã brasileira, as cearenses Tita Tavares e Silvana Lima, respectivamente.

 

O SuperSurf 2004 é uma realização do Grupo Abril e da Associação Brasileira de Surf Profissional (ABRASP) e têm como patrocinadores principais a Volkswagen, a Skol e a TIM, além do co-patrocínio da Garnier Fructis e apoio da Suncoast by C&A e da Revista Hardcore. Esta terceira etapa em Pernambuco também tem apoio da Prefeitura Municipal de Ipojuca, Rádio Transamérica FM do Recife, Federação Pernambucana de Surf (FPS) e Associação de Surf de Ipojuca (ASI).

 

Cronograma do domingo

 

07:30 hs – Quartas-de-Final Masculinas

 

1 Lucinho Lima (CE) x Marcelo Nunes (RN)
2 Leonardo Neves (RJ) x Yuri Sodré (RJ)
3 Renato Galvão (SP) x Jair de Oliveira (SP)
4 Bruno Moreira (SP) x Jean da Silva (SC)

 

09:10 hs – Semifinais Masculinas

 

10:00 hs – Semifinais Femininas

 

1 Suelen Naraisa (SP) x Taís de Almeida (RJ)
2 Tita Tavares (CE) x Silvana Lima (CE)

 

10:50 as 12:00 hs – Intervalo
12:00 hs – Final Feminina
12:30 hs – Final Masculina
13:15 hs – Entrega de prêmios

Exit mobile version