Paulista Pro

Renato Galvão conquista o bi

0

Renato Galvão conquista o bicampeonato no Paulista Pro. Foto: Daniel Smorigo / Maresia.

A festa foi completa para os atletas de Ubatuba na final do Maresia Paulista de Surf Profissional, encerrada neste domingo (2/12), na Praia de Pitangueiras, Guarujá (SP).

 

Clique aqui para ver o vídeo produzido por Fábio Carvalho

 

Clique aqui para ver as fotos

 

Renato Galvão confirmou a liderança e garantiu o título estadual, mesmo perdendo ainda nas oitavas-de-final.

 

Saulo Júnior levou a vaga para o Circuito Brasileiro Profissional e para completar, Diego Santos foi o vencedor da terceira e decisiva etapa.

 

Com sol, praia cheia e boas ondas de 1 metro, a etapa final foi marcada por disputas emocionantes, tanto pelo título quanto pela vaga ao Circuito Brasileiro.

 

O domingo começou com quatro candidatos à comemoração de campeão. O líder do ranking, Renato Galvão, foi o primeiro a se despedir das ondas, derrotado nas oitavas-de-final, por Diego Santos e pelo fluminense Eduardo Rolins. Mas como tinha boa vantagem no ranking, seguiu aguardando da areia.

 

Nas quartas-de-final, foi a vez do vice-líder, Saulo Júnior, ficar de fora, na bateria em que a revelação Miguel Pupo, de São Sebastião, e David do Carmo, de Praia Grande, avançaram.

 

Nas semifinais, restaram o santista Giovani Ferrante e Ricardo Ferreira, de Praia Grande. O primeiro pensando mais no Circuito Brasileiro e o segundo com chances reais do título. Na primeira semi, Giovanni e David do Carmo, que também tinha chances de levar a vaga, foram derrotados por Miguel Pupo em grande atuação, e Diego Santos.

 

Com isso, Saulo Júnior, que acompanhava a disputa ansioso em frente ao palanque, garantiu o seu retorno à elite nacional.

 

?Ficar da areia, dependendo do resultado dos outros é mais difícil. Você fica apreensivo, mas Glória a Deus, consegui voltar. Esse é o objetivo de todo o surfista profissional no brasil e estou muito feliz de voltar à elite?, diz Saulo, que está com 24 anos de idade e esteve no Circuito Brasileiro Profissional de 2003 a 2005.

 

Na outra semi, estava em jogo o título paulista. Ricardo Ferreira precisava passar para manter as chances. Saulo continuou em frente ao palanque, torcendo junto com Renato.

 

O baiano Flávio Costa, dono da melhor nota do evento (9,33) fez uma apresentação muito boa, somando 17,33 pontos de 20 possíveis e Ricardo Ferreira garantiu a segunda vaga para a finalíssima, com um 8,00 e um 7,77, deixando para trás Bruno Moreira, campeão paulista de 2006, e o cearense Angelino Santos.

 

Na grande final, só a vitória ou o segundo lugar interessavam a Ricardo. Na areia, Renato Galvão aguardava, mostrando muita ansiedade.

 

Diego Santos abriu a bateria com um 7,00 e liderou até o final. Flávio Costa assumiu o segundo lugar. Ricardo, apresentando nervosismo, errou em várias ondas. Precisava de 6,96 pontos para ir à segunda colocação e na nona onda chegou perto, tirando 6,43. Faltando 15 segundos fez uma nova tentativa, agora precisando de 5,10, mas tirou 3,30.

 

Resultado final, Diego 14,20 pontos, Flávio, 11,53, Ricardo, 11,0 e Miguel Pupo, que não repetiu as grandes atuações, 7,5.

 

O vencedor faturou 4 mil reais dos 15 mil reais oferecidos de premiação na etapa, e foi carregado nos ombros pelos conterrâneos ao sair do mar, enquanto que Renato recebeu parabéns em frente ao palanque. Mais aliviado, o bicampeão paulista festejou.

 

##

Diego Santos decola para vencer a última etapa do Paulista Pro. Foto: Daniel Smorigo / Maresia.

?O Ricardinho estava surfando bem. Eu não tinha muito o que fazer. Só assistir e, graças a Deus, deu certo. Mais um título que foi super importante neste ano, que foi muito difícil, mas que no final terminou como o melhor da minha carreira profissional, sem dúvida?, comenta. ?Foi um segundo semestre perfeito. Melhor impossível?, afirma referindo-se aos bons resultados e ao novo patrocínio (South to South).

 

Clique aqui para ver o vídeo produzido por Fábio Carvalho

 

Clique aqui para ver as fotos

 

Para ele, o mais difícil foi aguardar na areia. ?Eu prefiro estar na água. Sinto menos adrenalina e faço o meu trabalho. Lá o resultado depende de você. Fora, eu só fico de espectador e torcendo para o resultado ser a meu favor?, afirma.

 

?Se ele ganhasse, eu ia lá dar os parabéns, porque o Ricardinho é muito legal, dedicado. Valorizou o meu título?, diz Renato, que está com 25 anos de idade, 16 de surf e tem no currículo o título do

Circuito Brasileiro Profissional 2004, os vices em 2006 e este ano, o bicampeonato no Brasil Tour, o Paulista Pro em 2002 e ainda os estaduais Iniciante e Mirim.

 

Apesar de chegar tão perto, ficando apenas 20 pontos atrás do campeão no ranking, Ricardo saiu feliz do mar.

 

?Foi por pouco. Nenhuma bateria foi fácil. Tentei acreditar até o final, Fiquei nervoso, mas estava consciente de que estava preparado. Estou contente, mas no ano que vem vou ser o primeiro colocado?, avisa o atleta de 24 anos.

 

Quem também festejou muito foi Diego Santos, em sua primeira vitória como profissional. ?Foi uma emoção muito grande. Superar atletas de nível internacional, de Circuito Brasileiro foi ótimo. Vim sem pressão alguma, não estava disputando título, nem vaga. As coisas fluíram. Consegui pegar as ondas boas, manter o foco, surfar no critério. Foi um dia abençoado por Deus?, afirma.

 

O prefeito de Guarujá, Farid Madi, prestigiou o evento, acompanhando de perto toda a final, assim como no ano passado. Ele lembrou que recentemente a Praia de Pitangueiras recebeu iluminação para o surf noturno e que o local deve ser a sede de uma etapa do WQS em 2008.

 

?Já garantimos a data e vamos correr atrás para trazer um grande evento. Guarujá tem grande ligação com o surf e quero o mundial de volta à cidade?, informa Farid.

 

O Maresia Paulista de Surf Profissional já está garantido para 2008. Tininha Morais, do marketing da Maresia, lembrou que além do estadual, estão confirmados o Brasileiro Amador e o WQS 6 estrelas em Itajaí (SC). ?Esse foi um ano especial para a Maresia. Todos os eventos com muito sucesso?, relata.

 

?Em relação ao Paulista, iniciamos a parceria nas duas etapas finais do ano passado para garantir a decisão do título e a vaga para o Circuito Brasileiro Profissional, as etapas deram certo e decidimos garantir os dois anos seguintes?, explica. ?Esse foi o ano da Maresia no surf. Investimos muito na modalidade e o Paulista foi um evento que deu muito retorno?, completa Tininha.

 

A etapa na Praia de Pitangueiras também contou com uma importante ação ecológica, em parceria com a ONG SOS Praias Brasil, com a limpeza na faixa de areia, gincanas e conscientização em relação aos riscos do fumo ao ser humano e os problemas causados ao meio ambiente.

 

As atividades fazem parte do novo projeto da marca, o Eco Riders, que atuará como ferramenta de marketing da empresa, o ?green marketing?, visando a defesa do meio ambiente.

 

O Maresia Paulista de Surf Profissional teve o patrocínio da marca Maresia. Apoios: Tropical Island, High Point, Surftrip, Tent Beach, Sun Rocha e Logiquest. Apresentação: Hardcore. Colaboração: Abrasp, Secretaria da Juventude, Esporte e Lazer, do Governo do Estado de SP, Prefeitura Municipal e Associação de Surf do Guarujá. Realização: Federação Paulista de Surf.

 

##

Saulo Júnior garante sua vaga para o Circuito Brasileiro Profissional. Foto: Daniel Smorigo / Maresia.

Resultado

 

1 Diego Santos ? Ubatuba

2 Flávio Costa ? Ilhéus (BA)

3 Ricardo Ferreira ? Praia Grande

4 Miguel Pupo ? São Sebastião

5 David do Carmo ? Praia Grande

5 Bruno Moreira ? Praia Grande

7 Giovanni Ferrante ? Santos

7 Angelino Santos ? Fortaleza (CE)

9 Alex Ribeiro ? Praia Grande

9 Eduardo Rolins ? Saquarema (RJ)

9 Diego Meinha ? São Vicente

9 Giancarlo Zampieri ? São Sebastião

13 Edgar Bischoff ? Ubatuba

13 Saulo Júnior ? Ubatuba

13 Fabrício Caraça ? Guarujá

13 Renato Wanderley ? Santos

 

Ranking final

 

1 Renato Galvão ? Ubatuba ? 2.010 pontos

2 Ricardo Ferreira ? Praia Grande ? 1.990

3 Saulo Júnior ? Ubatuba ? 1.730

4 Giovanni Ferrante ? Santos ? 1.605

5 Diego Santos ? Ubatuba – 1.600

5 Flávio Costa ? Ilhéus (BA) ? 1.600

7 David do Carmo ? Praia Grande ? 1.460

8 Edgar Bischoff ? Ubatuba ? 1.400

9 Edgley Santos ? Ubatuba ? 1.350

10 Bruno Moreira ? Praia Grande ? 1.300

11 Leandro Bastos ? Rio de Janeiro (RJ) ? 1.275

12 Eric Miyakawa ? Guarujá ? 1.220

13 Diego Meinha ? São Vicente ? 1.140

13 Isaias Silva ? Ubatuba ? 1.140

15 Costinha ? Ubatuba ? 1.090

15 Alexandre Moliterno ? Ubatuba ? 1.090