Renato Wanderley é o líder na categoria Longboard. Foto: Ivan Storti. |
Renato já integrou a elite do surf mundial, o WCT, foi apontado como um dos atletas mais radicais do país e, aos 29 anos, persegue o título brasileiro, sua atual prioridade.
Aproveitando as folgas no calendário, ele prestigia seus patrocinadores e incentiva o surf em sua cidade.
As disputas rolam em sete categorias: Open, Júnior (até 18 anos), Mirim (no máximo 16), Iniciantes (limite de 14 anos), Feminino, Master (acima dos 35 anos) e Longboard.
Renatinho é o líder do ranking nos pranchões, com um terceiro lugar na disputa de abertura, e a vitória na segunda etapa, quando levou também a Traxart Best Wave, prêmio especial pela nota mais alta do domingo, faturando um skate longboard, com uma onda 7 pontos.
Apesar de estar se destacando, ele diz nem pensar em migrar para a categoria. Atuando como profissional no SuperSurf, Renatinho foi liberado para disputar a categoria Longboard no Santista, mas lembra que a intenção é continuar como profissional na pranchinha e tentar o título brasileiro.
?Estou competindo mais para prestigiar o retorno do circuito. Santos sempre teve grandes surfistas e com este trabalho, com certeza, vão surgir novos talentos?, destaca.
?Minha prioridade é mesmo a pranchinha e quero o título brasileiro profissional. No Santista estou só me divertindo. Gosto de surfar no pranchão desde moleque. Eu admiro muito o surf clássico. É o começo de tudo no surf. Além de tentar ser radical, tento mostrar as manobras clássicas?, comenta Renatinho.
O surfista compete há mais de 15 anos. Já representou o Brasil no Mundial Amador de 1990, no Japão, e em 96 teve seu grande momento ao disputar o WCT. No ano passado, Renato foi campeão de marcas pela Wagon.
Nas outras categorias, os líderes do circuito são Cristiano Gomes, o Pinguim, na Open; Bruno Silveira, na Júnior; Leco Salazar, na Mirim; Henrico Teixeira, na Iniciantes; Almir Salazar, na Master; e Samira Amaral, no Feminino.
Dos sete líderes, somente Samira não começou a surfar em Santos. Ela é de Ubatuba, mas está morando na cidade para cursar a Faculdade de Publicidade e Propaganda, na Unimonte.
?Estamos vendo vários atletas da nova geração surgindo, como é o caso do Henrico Teixeira, o Matheus Salazar, o Caio de Oliveira, na Iniciantes; o Leco Salazar, o Fellipinho Coelho, o Mateus Ribeiro e o Michael Roso, na Mirim; e o Bruno Silveira e o João Gabriel, na Júnior. São talentos que precisam de incentivo?, comenta Marcelo Morais, da SurfStore.
?Outro ponto muito bom é que surfistas que tinham parado de competir, alguns há 10 anos, estão voltando. Esse clima de confraternização dá um astral muito bom ao evento?, ressalta.
Além das disputas no mar, o Wagon/SurfStore conta com diversas atrações, como uma mini rampa de skate e a grande novidade, o primeiro Santos Street Contest, uma disputa regional na modalidade street nas categorias Iniciante e Amador.
?Nas duas etapas iniciais colocamos a rampa de skate e o sucesso foi tão grande que ampliamos com o campeonato. Também teremos, novamente, a apresentação da banda de rock No Way durante a premiação. A idéia é relembrar os antigos festivais de surf, com grande clima de festa?, completa Marcelo.
Ainda junto ao palanque do evento estará sendo realizado o trabalho da Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (Sobrasa), uma entidade civil, sem fins lucrativos, que visa reduzir significativamente o número de afogamentos nas praias.
?Estamos à disposição dos atletas, inclusive, dando noções de salvamento, um ato importante que todos que vivem no mar têm de saber?, o tenente-coronel dos Bombeiros, Jefferson Vilela, que também é atleta e pratica triathlon.
Todos os campeões santistas levam como prêmio as inscrições para os circuitos santista e paulista 2005. A premiação da etapa conta com pranchas e bikes para os vencedores e ainda blocos, kits e medalhas.
Outra atração é a Traxart Best Wave, que premia os melhores desempenhos de cada dia com uma mochila no sábado, e uma skate longboard no domingo.
Para obter mais informações, visite o site fpsurf.com.br ou ligue para (0xx13) 3227 9577 e 3227 3186.