Lagoa Surfe Arte

Renovado e com essência

Lagoa Surfe Arte abre inscrições para o Festival de Curtas Metragens no lançamento de sua terceira edição.

Renovado, mas sem fugir de sua essência! Conforme prometido ao fim da segunda edição, os organizadores do LSA (Lagoa Surfe Arte), Fabrício Flores e Fabiano Sperotto, anunciam o lançamento da terceira edição do LSA’17, marcada entre os dias 9 e 21 de outubro, em Florianópolis.

 

Mantendo sua proposta de reunir pessoas que admiram e são influenciadas pelo estilo de vida ligado ao surfe, a edição deste ano tem como destaques o II Festival de Curtas Metragens e uma exposição inédita sobre a história do surfe em Santa Catarina.

O Festival de Curtas Metragens cresceu, passando de três para quatro dias, mas mantendo a essência de ser aberto ao público. Aliás, uma das propostas para a edição de 2017 é tornar o LSA cada vez mais acessível ao público. Mais uma vez os filmes serão exibidos no Cinema do CIC (Centro Integrado de Cultura), entre os dias 10 e 13 de outubro.

O período de inscrições iniciou-se na sexta-feira (30/6) e segue até o dia 20 de agosto, através do site LSA. O anúncio dos finalistas do Festival de Curtas Metragens do Lagoa Surfe Arte (Edição, Fotografia, Roteiro, Trilha e Direção) será feito até o dia 29 de setembro, através das redes sociais do LSA e com envio de email aos inscritos. O regulamento está disponível no site oficial do evento. As categorias Trilha e Direção são as novas categorias premiadas, assim como Melhor Videoclipe e Prêmio Especial do Júri.

A história do surfe em Santa Catarina – Uma das grandes novidades do LSA’17 será a exposição de acervo sobre a história do surfe em Santa Catarina, programada entre os dias 10 e 21 de outubro, no Espaço Lindolf Bell, localizado no CIC (Centro Integrado de Cultura), Florianópolis. O objetivo dos organizadores é apresentar o histórico do surfe no estado através de exposições de pranchas, roupas, fotografias, posters, recortes de jornais e outros materiais organizados de forma cronológica, a fim de levar os visitantes em uma viagem no tempo, contando momentos importantes desde os primeiros registros no fim dos anos 60 até os dias de hoje.

“A ideia é termos três linhas do tempo, sendo a mais detalhada e que percorre a maior área sobre Santa Catarina. Outras duas linhas apresentarão os principais acontecimentos que marcam o esporte nacional e mundial, seja através de competições, ondas descobertas, resultados, filmes, feitos dos atletas no esporte, entre outros. Pranchas importantes, fatos que marcaram o tempo, nomes envolvidos, marcas, mídias, músicas, filmes clássicos, campeonatos, praias, surgimento de associações e tecnologias farão parte do acervo a ser exibido”, explica Fabrício Flores, diretor do LSA’17.

 

Para esta exposição, a organização convocou os jornalistas Ricardo Macuco, Caroline Lucena, Cristiano Rigo Dalcin, Luciano Burin e Maurio Borges, a fim de registrar o rico conteúdo do surfe catarinense. A reunião disso tudo ainda pretende dar origem um curta-metragem sobre o assunto e um livro, ações previstas para o ano de 2018.

Durante o período da exposição, os visitantes participarão diretamente de uma instalação orgânica que estará em transformação ao longo da evento e que pretende reunir a artesania catarinense de pranchas de surfe. Todos que fazem pranchas já estão convidados a participar.

 

Sobre o Lagoa Surfe Arte – O Lagoa Surfe Arte – LSA, chega em sua terceira edição como um dos melhores festivais de cultura surfe do Brasil. Lançado em janeiro de 2016 e realizado no formato anual em outubro do mesmo ano, o LSA movimenta Florianópolis por mais de uma semana, reunindo pessoas de diferentes lugares e muita mídia espontânea.

 

Um dos maiores eventos de cultura surfe do Brasil, é um dos únicos no mundo a reunir diferentes artes visuais (desenho, gravura, pintura, escultura, fotografia, cinema), oficinas, workshops e palestras, atraindo pessoas sensíveis à arte e ao belo, transcendendo o universo do surfe. Em respeito à 7ª arte, o LSA promove o único festival de surfe movies do Brasil dentro de sala de cinema, este ano com quatro dias de programação, carimbando assim seu formato internacional. O II Festival de Curtas Metragens passa de seis para 10 categorias premiadas e acontece junto com a Mostra de Longas Metragens convidados.

 

Além dos espaços no CIC, a programação do LSA’17 também acontece na Lagoa da Conceição. No que diz respeito aos cursos, serão oferecidos em três áreas com profissionais reconhecidos: Construção de Pranchas de Madeira com David Weber, Moda & Padronagem com Louise Luz e Produção Audiovisual de Surfe com Luciano Burin, Pablo Aguiar, Mark Daniel, Loïc Wirth.

Nas mesas-redondas, assuntos como mercado, tecnologia, nutrição e preparação física estarão em discussão.

O tema “O que você faz pelo surfe?” promete agitar a tarde desse sábado de outubro com muito conteúdo. Como palestrante, o LSA já recebeu o eterno mochileiro Tito Rosemberg e o jornalista Adrian Kojin. Quem será que vem para o LSA’17?

Exit mobile version