Surf Art Brazil

Réplicas contam história do esporte

0

Reproduções de pranchas dividem o salão da primeira Mostra de Surf Art na Praia Grande (SP). Foto: Divulgação.

O surf só existe graças às ondas. Sem elas, a arte de deslizar sobre as paredes líquidas não existiria. Entretanto, assim como o homem encontrou um jeito de se locomover inventando as carroças, os surfistas, por sua vez, descobriram que em cima de uma tábua, o surf fica bem melhor, e, desde então, o esporte não para de evoluir.

 

Para contar parte desta história, a Nicoboco montou uma exposição na primeira Mostra de Surf Art e Meio Ambiente, no Palácio das Artes, Praia Grande (SP).
 
Entre tantas obras de arte que retratam a beleza dos oceanos, 13 pranchas reproduzidas em poliuretano dividem o salão. “São réplicas que contam a história desde o ano de 1917 até os dias atuais. Temos quadriquilhas, monoquilhas, star fins”, avisa Antônio Carlos Fonseca, o Tão, proprietário da Glasser Surfboards, fábrica que produziu todos os modelos.

“Fizemos uma pesquisa de quatro meses até acharmos as informações. Pela internet, encontrei as medidas exatas das pranchas mais antigas e da década de 70 em diante, me baseei em alguns modelos originais que tenho na fábrica”, continua.
 
A ideia de ter seu próprio museu surgiu do diretor de desenvolvimento da Nicoboco. “O Sérgio Ruksenas foi o idealizador e o Tão desenvolveu as pranchas”, conta Marcelo Meira, responsável pelo departamento de marketing da marca brasileira.

“Nossa primeira exposição foi na Fenim (Feira Nacional da Indústria da Moda), em janeiro de 2007”, explica. Para ele, o interesse pelas pranchas antigas é o que chama mais a atenção. “É interessante ver a expressão no rosto de algumas pessoas. Elas ficam impressionadas como conseguiam surfar em tábuas daquele tamanho e peso, e acabam tendo o conhecimento de como tudo surgiu”, emenda Meira.
 
Com entrada franca, o evento pode ser visitado de segunda a sábado, das 10 às 18 horas, até o dia 14 de agosto. A exposição reúne cerca de 100 obras de grandes nomes como Flavio Caporali, Drew Brophy, João Vianey, Tom Veiga, Daniel Martinelli, Leandro Silva, Marcelo Vieira, Fernanda O’Connell, Maritmo, Fernando Bari, Erick Wilson, entre outros.
 
A I Mostra de Surf Art e Meio Ambiente é uma realização da cabeçaFeita.com, Oceano Arte e Prefeitura de Praia Grande através da Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur). Apoio: Waves, Ibrasurf, Galeria Alma do Mar, Revista Mergulho, Jornal High Tide, Glasser, Jóias da Natureza, Instituto Eco Faxina, Sea Shepherd Brasil, Ecosurfi e Revista Decostop. Divulgação: Fama Assessoria.
 
Para obter mais informações, acesse o site Surf Art Brazil