A Reserva de Marapendi, situada entre a Barra da Tijuca e o Recreio dos Bandeirantes, Rio de Janeiro (RJ), completou 20 anos no mês de agosto.
Mas o terreno é cobiçado por grandes construtoras, que aguardam para iniciar um processo de ocupação e degradação total da área. Incrustada no coração da cidade, ela já vive problemas ambientais gerados pelo esgoto dos prédios que a circulam.
É uma área cheia de vida, última grande porção de restinga da cidade, habitada por jacarés, capivaras, garças, entre outras espécies da nossa fauna e flora. É uma pérola ambiental, e patrimônio não só do carioca, como de todo povo brasileiro, que merece preservação extrema e radical.
A petição criada pela salvação da Reserva visa que o poder público, no seu papel de gerenciar o patrimônio de todos, tome iniciativas no sentido de preservar e coibir qualquer tentativa de ocupação e destruição desse ambiente, além de transformá-la em uma APA (Área de Preservação Permanente).
Qualquer justificativa de que tais ocupações seriam acompanhadas de “estudos ambientais” e de que “ecoresorts” são uma solução imobiliária para a área, são justificativas tolas, enganosas, e totalmente na contramão da necessidade radical de preservação de qualquer ambiente natural ainda existente.
Clique aqui para para assinar a petição online pela salvação da Reserva de Marapendi.