Depois de um longo período sem receber competições de destaque nacional, a Guarda do Embaú – recém-eleita a nona Reserva Mundial de Surf, a primeira do Brasil -, recebe, nos dias 8 e 9 de abril, a segunda etapa do Surf Talentos Oceano 2017, circuito catarinense que atrai as promessas do cenário nacional até 18 anos.
O evento faz parte das comemorações do mês de aniversário de Palhoça e, além de atrair a atenção daqueles que gostam do esporte, proporcionará momentos de interação com o público nas ações de sustentabilidade ambiental, entretenimento e homenagens ao surfista Ricardo dos Santos.
Inscrições – As inscrições já estão abertas nas categorias: Petit (até 10 anos), Infantil (Sub 12), Iniciantes (Sub 14), Mirim (Sub 16) e Junior (Sub 18), no masculino, e Infantil (até 12 anos), Iniciantes (Sub 14) e Junior (Sub 18), no feminino. O valor para cada participante varia de R$ 80 a R$ 10 – de acordo com a categoria escolhida.
Para participar é necessário acessar o site da Fecasurf (www.fecasurf.com.br) e preencher o formulário disponível, enviar por e-mail [email protected] e seguir os passos para depósito. O número de vagas é limitado por categoria e a confirmação de presença é feita apenas após a comprovação do pagamento.
“Serão quatro etapas e haverá uma premiação aos campeões das oito categorias em disputa no final. Portanto, a expectativa para a segunda etapa é a melhor possível, pois a gente vai fazer o evento numa praia paradisíaca do nosso Estado e a ASPG, que está fazendo 30 anos em julho, merece um evento desta magnitude”, disse Frederico Leite, ex-presidente da Fecasurf e promotor do evento.
Leite ressaltou que o momento também vai ser de homenagem ao surfista local Ricardo dos Santos, que foi um dos nossos grandes atletas. “Ele foi campeão em todas as categorias de base e nada melhor do que fazer a segunda etapa do Surf Talentos na Guarda para homenagear a ele e à própria praia, que é uma Reserva Mundial do Surf”, afirmou.
“O esforço está sendo válido, pois a iniciativa foi compreendida pelo município, que colocou o evento no calendário das festas do mês de aniversário de Palhoça, e pela comunidade, que está apoiando. Além disso, temos vários competidores nesta faixa etária que precisam ter esta sensação de competir em casa em grandes eventos, uma forma de valorizar o local onde treinam e aprenderam a surfar”, disse Nodin Varela, presidente da ASPG (Associação de Surf e Preservação da Guarda do Embaú).
A nova geração de atletas locais, entre eles, Swell Henrique, Tainá Hinckel Santos (que mudou a data do vôo da sua próxima surftrip internacional para competir em casa), Rafaela Coelho, Lanai Henrique, Otávio Marques e Martin Bianchi, já garantiram sua participação.
Otávio, por exemplo, com apenas 12 anos e um de competição, já conseguiu um primeiro lugar local e um quinto na primeira etapa do Surf Talentos Oceano. “Quero correr na Iniciantes e na Mirim, para isso estou treinando bastante, mas estou muito ansioso pela expectativa de querer ser campeão em casa”, explicou.
O evento – O Surf Talentos Oceano 2017 é apresentado por Mini Kalzone e tem o patrocínio Lonelines, Mormaii, Ciawax e Dragon. O copatrocínio é da Prefeitura de Palhoça, Supermercado Santos e restaurante Guardião da Guarda. A homologação é da Fecasurf e tem a chancela da ASPG. O apoio é da EmbauSurf Acomodações, Dudu Massas, Pousada Morada Flor da Terra, Pousada Anjo da Guarda, Pousada Xaxá, Pousada Stolze e Trilha do Açaí. Divulgação: De Olho no Mar, Nas Ondas com Banana, Solto, Waves e Drop.