Trinta e oito escolas participantes, 110 alunos das redes pública e privada de ensino de Pernambuco participaram do Circuito Estudantil de Surf 2015. O evento marca a entrada do surf nos tradicionais Jogos Escolares de Pernambuco e a modalidade veio para ficar.
Com transmissão ao vivo pela internet e as exigências técnicas cobradas aos atletas profissionais do circuito mundial como Gabriel Medina e Felipe Toledo.
O evento trabalhou na faixa etária dos 9 aos 19 anos de idade, abrange o que é hoje a nova geração do surf pernambucano e dessa forma, trabalha para o futuro deste esporte seja ainda mais promissor.
As categorias foram divididas em pré-mirim (9 a 12 anos), Infantil (12 a 14 anos), Mirim (15 a 16 anos) e Juvenil (17 a 19 anos).
Foi muito bom ver o desenvolvimento das pequenas crianças dentro do esporte e ver como elas podem ser disciplinadas e competentes quando estão motivadas e interessadas, mas o show de surf mesmo foi da categoria Juvenil. Formada por jovens que já tem bastante experiência em competições de surf, a categoria Juvenil Masculino chamou atenção do público na praia.
Numa final incrível, Tiago Silva, Deyvisson Santos, Tarcísio Índio e Cauã Nunes travaram um duelo de aéreos inspirados pela vitória do ídolo Felipe Toledo no circuito mundial. Muita água em rasgadas perfeitas e aéreos rodando sem as mãos ditaram o nível da bateria. Vitória do local Tarcísio Índio que logo se distanciou dos adversários Tiago Silva (segundo colocado) e Cauã Nunes (Terceiro) que deixaram Deyvisson Santos em quarto lugar.
Com o surf se tornando o segundo esporte em preferência no Brasil, o evento atende a uma demanda direto dos jovens que agradecem junto com a organização do evento ao Governo do Estado de Pernambuco sob o Governo de Paulo Câmara e sua Secretária de Turismo, Lazer e Esportes na pessoa do Secretário Felipe Carreras e do Diretor executivo de Esportes Diego Peres. Igualmente agradecem a Prefeitura de Ipojuca do Prefeito Carlos Santana e sua Secretaria Especial de Juventude e Esportes na pessoa do Secretário Miqueis Silva.
O evento
O evento é uma realização do Governo do Estado de Pernambuco através de sua secretária de Turismo, Esportes e Lazer, da Prefeitura de Ipojuca e de sua Secretaria Especial de Juventude e Esportes, com o apoio da CBS, Federação Pernambucana de Surf, Real Magia, Teccel, Rotator e Gold Island e Marands.
A partir de agora, o Circuito Estudantil de Surf passa a fazer parte efetiva dos Jogos Escolares de Pernambuco.
Resultado final
Juvenil Masculino
1 Tarcísio Índio
2 Tiago Silva
3 Cauã Nunes
4 Deyvisson Santos
Mirim
1 Lucas Lisboa
2 José Venâncio
3 Weidson Marley
4 Ariel Júnior
Infantil
1 Cauã Nunes
2 Deyvisson Santos
3 Rick Chalaça
4 Mariano Marques
Mirim Feminino
1 Nicole Santos
2 Vitória Andrade
3 Joice Maria
4 Renata Mayara
Pré-mirim
1 Lucas Lisboa
2 José Claudio
3 Jhonathan Raphael
4 Tiago Chalaça