Mundial de longboard

Reta final na França

0

Jovem francesa Justine Dupont aparece entre as favoritas ao título mundial de longboard feminino. Foto: ASP Towner / Covered Images.

Na África do Sul o mar baixou e a continuação da terceira fase do Billabong Pro Jeffreys Bay foi adiada neste sábado.

 

Clique aqui para ver as fotos

 

Ao contrário, na França as ondas subiram e apresentaram as melhores condições da semana na Côte de Basques, em Biarritz, onde neste domingo será apontada uma nova campeã mundial de longboard profissional.

 

A única campeã da história da ASP, Schuyler McFerran, foi barrada nas oitavas-de-final do Roxy ASP Women?s Longboard Championship. Já a atual vice-campeã e também norte-americana, Jennifer Smith, seguiu como favorita para as semifinais que abrem o domingo decisivo na França.

 

Ela ganhou a melhor bateria do sábado nas ótimas ondas de 1 metro na Côte de Basques, despachando a recordista absoluta do campeonato, Joy Magelssen, com um placar apertado de 15,25 x 14,65 pontos sobre a havaiana.

 

Antes, Jennifer Smith já tinha passado um sufoco no confronto com a japonesa Miku Uemura nas oitavas-de-fina,l que terminou empatado em 8,35 pontos, levando vantagem por ter conseguido a maior nota da bateria.

 

Além dela, quem também surgiu como forte candidata ao título mundial foi a jovem francesa Justine Dupont, de apenas 15 anos de idade, que atingiu o maior somatório do dia ? 15,50 pontos ? nas quartas-de-final contra a havaiana Crystal Dzigas.

 

A francesinha disputa a primeira vaga na final contra a australiana Chelsea Williams. Enquanto Jennifer Smith enfrenta a havaiana Janna Irons na outra semifinal.

 

O Brasil mais uma vez ficou longe da briga pelo título feminino, ao contrário do masculino que neste ano foi encerrado com uma decisão verde-amarela também na França no mês de abril.

 

O carioca Phil Rajzmann conquistou o inédito título de campeão mundial de longboard, com Danilo Rodrigo como vice-campeão e outro brasileiro, Carlos Bahia, na terceira colocação.

 

Já as quatro representantes do Brasil no Roxy ASP Women?s Longboard Championships não passaram da terceira fase.

 

A tricampeã brasileira Karina Abras foi a única que competiu no sábado, sendo eliminada no segundo confronto do dia pela francesa Coline Menard pelo placar de 9,10 x 8,40 pontos da brasileira.

 

A catarinense ficou então empatada com a paranaense Sabrina Olas e a carioca Cristiana Pires na décima sétima colocação, cada uma com US$ 500 de prêmio.

 

Já a carioca Angela Bauer não venceu nenhuma bateria no campeonato e acabou em trigésimo terceiro lugar, com direito a US$ 400 de prêmio dólares.

 

A nova campeã do Roxy ASP World Women?s Longboard Championship será conhecida no domingo.