A nova geração do surf nacional duela na praia de Stella Maris, Salvador (BA), entre os dias 21 e 23 de agosto, durante a terceira etapa do Maresia Brasileiro de Surf Amador.
Ao todo, o evento conta com seis categorias: Open, Júnior, Mirim, Iniciante, Feminino Open e Feminino Júnior.
A expectativa da Confederação Brasileira de Surf (CBS), responsável pela organização do evento, é que 192 surfistas amadores de pelo menos 12 estados, participem da competição.
As duas primeiras etapas da temporada foram realizadas na praia da Taíba, São Gonçalo do Amarante (CE), e na praia de Itamambuca, Ubatuba (SP). Agora é a vez da capital baiana sediar o evento.
A quarta e última prova acontece na praia da Vila, Imbituba (SC), entre os dias 18 e 20 de setembro.
“Estas duas últimas etapas são muito importantes, pois definem a equipe do Brasil que disputa o campeonato Pan-Americano”, lembra Juca de Barros, presidente da CBS.
O torneio continental ocorre entre os dias 7 e 15 de novembro, também na praia de Stella Maris.
São Paulo lidera a classificação por equipes depois de duas etapas iniciais. O estado soma 2.000 pontos no ranking, 380 à frente de Santa Catarina, e 542 pontos a mais que Ceará.
“Vamos para a Bahia com a equipe completa e com a meta de terminar a competição entre os dois primeiros lugares”, afirma Sílvio da Silva, o Silvério, presidente da Federação Paulista de Surf (FPS).
Segundo o dirigente, os principais adversários na praia de Stella Maris são os times do Rio Grande do Norte, Santa Catarina, Rio de Janeiro, Ceará e Bahia.
A surfwear Maresia investe um total de R$ 200 mil (R$ 50 mil por etapa) no Circuito Brasileiro Amador 2009.
“Temos a certeza que investindo em jovens talentos, o Brasil continuará por muitos anos se destacando no cenário do surf mundial”, ressalta Sebastião Dantas, diretor-geral da Sand Beach, empresa responsável pela marca Maresia.
A terceira etapa do Maresia Brasileiro de Surf 2009 tem o patrocínio exclusivo da Maresia. Realização: Confederação Brasileira de Surf (CBS). Apoio: Bad Boy, Fluir, Waves, B. Souza, Two Doore, New Look, Shark Blocos,Rede de hotéis Sol Express, Liquid Soul, Petro Bahia, Faz Atleta, Federação Baiana de Surf, Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia, Prefeitura de Salvador, Secretaria Municipal da Educação, Cultura, Esporte e Lazer (SECULT), Governo do Estado da Bahia, Ministério do Esporte, Comitê Olímpico Brasileiro (COB).
Ranking por equipes depois de duas etapas
1 São Paulo – 2.000 pontos
2 Santa Catarina – 1.620
3 Ceará – 1.458
4 Rio Grande do Norte – 1.430
5 Rio de Janeiro – 1.385
6 Espírito Santo – 1.378
7 Paraíba – 1.068
8 Bahia – 1.062
9 Pernambuco – 779
10 Rio Grande do Sul – 590
11 Alagoas – 387
Líderes
Open Kristian Kimmerson (ES)
Júnior Kristian Kimmerson (ES)
Mirim Matheus Navarro (SC)
Iniciante Luan Wood (SC)
Open Feminino Estefany Freitas (CE)
Open Júnior Juliana Meneghel (SP)