Surfista Mascarado

Revelações de Ángel Salinas

0

Ángel Salinas encara Puerto Escondido com sua máscara. Foto: Lopez.

Ángel Salinas é um dos grandes nomes de Puerto Escondido, a famosa onda também conhecida como Mexican Pipe pelo power dos tubos.

 

Há alguns anos ele tornou-se um dos surfistas mitológicos da região por surfar mascarado e ter fotos divulgadas nas principais publicações do  mundo.

 

Nessa entrevista exclusiva ao Waves, ele fala do começo do surf na praia de Zicatela, sua opção pelo stand up, e também comenta o desejo de surfar uma onda de até 5 metrões com essa prancha.


Há quantos anos utiliza a máscara?
Uso a máscara há 10 anos. Usei pela primeira vez no Mexican Pipeline com ondas grandes e tubulares.

 

Como surgiu a idéia de surfar mascarado?

Ángel exibe a máscara mais cnhecida de Puerto Escondido. Foto: Anselmo Cachorrão Venansi.

A idéia partiu de minha mãe. Um dia estávamos assistindo luta-livre profissional e como somos fanáticos por esse esporte, ela me deu a idéia de usar a máscara para surfar.

 

E isso tem sido um sucesso através dos anos. Fico orgulhoso de mostrar ao mundo as raízes dos gladiadores mexicanos, já que a máscara representa a incógnita da identidade de um personagem.

 

Como Puerto Escondido era quando você começou a surfar?
No início dos anos 70 Puerto Escondido começou a ser conhecido como um porto onde se comercializava café.  Naquela época começou a se povoar com os primeiros habitantes que se dedicavam à pesca em sua maioria.

 

Era um lugar muito pequeno e as principais ruas eram de terra. Mas através do tempo, entre os anos 70 e 80 começou a ser conhecido

Ángel: adepto do stand up depois de Laird Hamilton ir ao México. Foto: Anselmo Cachorrão Venansi.

como um lugar totalmente ideal para a prática do surf.

 

E os primeiros surfistas que chegaram à praia de Zicatela geralmente

vinham de San Diego, Califórnia. E os que visitavam regressavam por causa das ondas grandes e de muita força. E foi assim que apareceu a primeira foto na Surfer Magazine (1978-1979). Fomos visitados por Rory Russell, de Hawai, além de uma grande quantidade de americanos do estado da Califórnia. E com o passar do tempo, Puerto Escondido tem sido visitado por uma grande quantidade de estrangeiros que querem surfar esta praia internacional.

 

Como surgiu a idéia de surfar de stand up em vez de longboard ?
Em 2004, com a presença do evento Oxbow Soul & Style, patrocinado pela marca francesa, quando competiram 15 dos melhores surfistas do mundo e fui convidado.

 

Ángel Salinas pretende organizar uma etapa do mundial de stand up em Puerto Escondido. Foto: Anselmo Cachorrão.

Aquele evento foi vencido pelo brasileiro Phil Razjman.  Este evento teve ondas incríveis e o diretor geral, Terry Fouchet, da França, queria retribuir algo para Puerto Escondidoey me preguntou o quê a empresa poderia fazer. Comentei sobre o melhor atleta da marca e ele falou: Laird Hamilton, do Hawai. Dos dias depois este personagem se presenta em Zicatela com o paddleboard dele,

pegando ondas grandes e muitos tubos. Ali surgiu a idéia de que aquela seria minha próxima forma de surfar. Isso me alegra porque fui o primeiro mexicano a praticar esta modalidade, que exige muita habilidade, principalmente na praia de Zicatela.

 

Há muitos praticantes agora em Zicatela?
Fico feliz porque atualmente o grupo de salva-vidas de Puerto Escondido está praticando o stand up. Hoje somos em torno de cinco pessoas, isto quer dizer que o paddle board está muito bem aceito em Puerto, sobretudo muito perigoso em Zicatela porque a onda é muito forte.  Este ano, no mês dês setembro fizemos o primeiro torneio profissional denominado Central Surf Paddleboard Contest.

 

É verdade que você será o produtor e organizador da etapa mexicana do campeonato mundial de stand up?
Bem? no ano que vem espera-se ter Puerto Escondido como uma das quatro etapas do tour mundial, pela ordem Irlanda, Makaha (Hawai), Huntington Beach (Califórnia) e Puerto Escondido (Oaxaca).

 

Você acredita ser possível surfar Zicatela de stand up com mais de 5 metros?
Para mim o normal seria surfar de 2,5 a 3 metros, pelo tamanho e força da onda, sobretudo pelo perigo desta praia. Mas estou com um projeto de surfar de stand up em ondas de 3 a 5 metros. Mas comento que isso é muito perigoso e ameaça a própria vida. Mas, querer é poder e acredito que vou conseguir.

 

Você está em busca de algum recorde com o stand up?
Como comentei na pergunta anterior, o projeto de surfar ondas de 3 a 5 metros não é nada fácil porque todos os surfistas têm respeito e temem Zicatela quando as ondas estão muito grandes. Eu somente quero atingir esta marca nesta praia porque é uma das mais famosas do mundo.  O que eu quero é abrir uma brecha para que mais surfistas desta modalidade também consigam e compartilhem estas ondas de classe internacional. Porque o surf em Puerto Escondido é pura adrenalina. Espero atingir minha meta. Vou mantê-los informados. Obrigado pela entrevista e recibam uma grande saldação de Puerto Escondido, Oaxaca, México, de seu amigo Ángel Salinas.

 

Ficha Técnica

 

Nome Ángel Salinas Revollar
Idade 42 anos
Tempo de surf 34 anos
Ocupação principal Empresário (Central Surf Shop.Com)