notícia

Revelada autópsia de Andy Irons

0

Depois de muita especulação nos últimos sete meses sobre a morte do tricampeão mundial Andy Irons, a família do havaiano divulgou um comunicado oficial, após dois pedidos de adiamento. A princípio, o laudo que aponta "intoxicação aguda de ingestão mista", só seria divulgado no dia 20 de junho. Mas, o jornal New York Times obteve uma cópia dos resultados, coincidindo com uma declaração à imprensa da família emitida na última quarta-feira.

Atestado pelo médico legista Nizam Peerwani, examinador chefe do Instituto Médico Legal de Tarrant, no Texas (EUA), o resultado apontou uma mistura de drogas como causadora da parada cardíaca. Encontrado morto em 2 de novembro passado, num quarto de hotel do aeroporto de Dallas, nos bastidores é dada como certa a presença do atleta em uma festa de Hallowen em Miami (EUA), durante uma parada da viagem entre Porto Rico e Texas.

Contratado pela família do atleta, o patologista Dr. Vincent Di Maio questionou o laudo, afirmando que a principal causa da morte de Irons foi um problema cardíaco causado por uma arteriosclerose. Aos cinco anos, ele contraiu febre tifóide, que pode ter danificado seu coração.

"Irons morreu de um ataque cardíaco devido ao endurecimento das artérias. Ele tinha uma placa aterosclerótica, produzindo de 70 a 80 por cento de sua artéria coronária descendente anterior. Este estreitamento é muito grave. Uma placa dessa gravidade, localizada na artéria coronária descendente anterior, é comumente associada com morte súbita", esclarece.

Entretanto, os dois médicos afirmam que foram encontrados no sangue do surfista uma combinação de medicamentos e drogas. Além de cocaína e meta-anfetamina, foram encontrados o antidepressivo Alprazolam (Xanax) e Metadona, remédios usados no tratamento de dependentes de drogas como heroína e outros derivados do ópio.

De acordo com o toxicologista Gary H. Wimbish, Irons fez o uso de cocaína 30 horas antes de sua morte. A substância Benzoilecgonina, encontrada no sangue do surfista, é um traço da droga após sua decomposição dentro da corrente sanguínea.

A família de Irons deixou claro que aceita o resultado dos testes toxicológicos e pediu privacidade neste momento difícil, ressaltando que Andy usava os medicamentos Xanax e Zolpidem para tratar um transtorno bipolar e controlar a ansiedade e insônia.

Ainda segundo a família, este distúrbio provavelmente levou Irons a procurar drogas recreativas e eles enfatizaram todo o apoio que os patrocinadores deram para que o surfista ficasse longe das drogas. "Como não somos médicos, não temos outra escolha senão aceitar que dois patologistas respeitados chegaram a conclusões diferentes sobre uma causa secundária que contribuíram para a morte", divulgou a família Irons em nota enviada à imprensa.


Fonte: ESPN