Ricardo Ferreira comanda o show no Quebra-Mar

Ricardo Ferreira faturou a terceira etapa do Surf Treino

Ricardo Ferreira foi o grande campeão da segunda etapa do AntiQueda Santista. Foto de arquivo: Roberto Grandine.
Repetindo a vitória da abertura do campeonato, o surfista da Praia Grande Ricardo Ferreira foi o dono da festa na segunda etapa do Circuito AntiQueda Santista de Surf, encerrada nesta quarta (11), no Quebra-Mar, Santos.

 

O competidor de 19 anos foi o vencedor da categoria Open, com um desempenho excelente na final, onde tirou até uma nota 10, além de marcar 18,67 pontos de 20 possíveis.

 

Outros três destaques na etapa foram o guarujaense Bruno Caraça e o santista Almir Salazar, finalista em duas categorias, e a vicentina Jéssica Marques, que com apenas 10 anos de idade mostrou ter um futuro promissor e saiu do Quebra-Mar como a nova líder do ranking entre as meninas.

 

Além de Ricardo, os outros vencedores da etapa foram os guarujaenses Eduardo Oscar, na Junior, Bruno Caraça, na Mirim, Emerson Silva, na Iniciantes, e Daniel Farias na Longboard. Entre as meninas, a melhor foi Juciele Rodrigues, de Bertioga, enquanto Orlando Carriça foi o único santista a subir no lugar mais alto do pódio na Master.

 

A competição estava marcada para o último final de semana, mas foi transferida para terça e quarta-feira, quando era prevista uma melhora nas condições do mar. A mudança foi acertada e as disputas foram realizadas com boas ondas de até 1,5 metros.

 

Na final Open, Ricardo Ferreira assumiu a liderança da bateria com uma onda 8,67 pontos, mas não teve facilidade, principalmente contra o pernambucano Ernesto Nunes.

No último minuto o campeão confirmou seu bom desempenho com uma onda perfeita e o 10 dos juizes, que além de assegurar a vitória, valeu uma bicicleta como prêmio extra da Surf Store Melhor Onda.

 

Almir Salazar foi finalista em duas categorias e divide a liderança do ranking na Master com Orlando Carriça. Foto de arquivo: Divulgação.
“Este foi o meu melhor resultado até hoje. Nunca tive uma boa colocação no paulista ou no brasileiro e espero agora melhorar cada vez mais”, disse Ricardo, que está na frente do ranking, com 2.000 pontos, contra 1.800 de Ernesto Nunes.


O paulistano Michel Cardoso ficou em terceiro lugar e o vicentino Tuca Martins foi o quarto. Entre os mirins, Bruno Caraça não deu chances aos rivais. Diego Ângelo de Bertioga, e Bruno Padilha, da Praia Grande, duas revelações, ficaram em 2º e 3º lugares, à frente do guarujaense Ricardo Silva. No ranking, Bruno está disparado na frente.

 

Na Junior, Eduardo Oscar abriu com uma onda 9 e apenas administrou o resultado. Bruno, em sua segunda final seguida, chegou perto, mas ficou com o vice-campeonato, seguido de David do Carmo e Maurício Barbosa, ambos da Praia Grande.

 

No ranking, Emerson Piai, da Praia Grande, mesmo perdendo na semi-final, manteve a liderança. Já na Iniciantes a briga ficou entre dois atletas que já estão se destacando no cenário brasileiro.

 

A vitória foi de Emerson Silva (que assumiu a ponta no ranking) e o segundo lugar de Leandro Santos. Ainda na final mais duas revelações: Marcelo Melo, do Guarujá, e Alexandre Ribeiro, da Praia Grande.

 

Na Longboard os favoritos eram Danilo Rodrigo, do Guarujá, destaque do Circuito Mundial Profissional, e o experiente Almir Salazar. Mas o novato Daniel Farias, de apenas 16 anos, “roubou” a festa no último minuto, aparecendo como mais uma promessa da categoria para o futuro. Danilo ficou em segundo lugar e continuou como líder na classificação geral, seguido de Almir. O também santista Adriano Teco foi o quarto colocado.

 

Danilo Rodrigo foi o segundo colocado na Longboard. Foto de arquivo: Rafael Sobral.
Na Master a briga foi toda santista e Carriça foi o melhor. Marcello Árias, coordenador da UniPran, da Unimonte, mostrou que tem know-how para ensinar, ficando com a segunda colocação. Novamente na água, Almir repetiu a terceira colocação e Ramiro Antunes ficou em quarto lugar. No ranking, Almir e Carriça aparecem empatados em primeiro lugar.

 

Na disputa feminina, quatro competidoras da nova geração se destacaram. Juciele Rodrigues foi a vencedora, mas quem se sobressaiu foi Jéssica Marques, de apenas 10 anos. Fabiana Barbosa, de São Paulo, e Joceline Noriko, de Santos, completaram o pódio.


Jéssica está próxima de seu primeiro título na carreira e garante a conquista com um quinto lugar (semi-final), na terceira e decisiva etapa do ranking, prevista para rolar no final do ano. A data será divulgada pela Federação Paulista no site Fpsurf.com.br, onde também poderão ser conferidos todos os resultados do campeonato.

 

O Circuito AntiQueda Santista tem o patrocínio da Vicunha, com co-patrocínio da Prefeitura de Santos, através da Secretaria Municipal de Esportes e Turco Loco. Apoio: Balin Board Shop, Surf Store Board Shop, Secretaria da Juventude, Esporte e Lazer do Estado de São Paulo, S. Pro/ Karrana, Rubber Stick, Teccel, FMA Comunicação e A Tribuna. Realização: Federação Paulista de Surf e Quebra-Mar Surf Clube.

 

Exit mobile version