Ricardo Silva reina no Tombo

Ricardo Silva, Lui Lui Guarujaense 2005, praia do Tombo, Guarujá (SP)

Ricardo Silva é o Super Campeão do Lui Lui Guarujaense 2005. Foto: Fábio Plácido / FMA Notícias.
O surfista Ricardo Silva é o ?Super Campeão? do Lui Lui Guarujaense de Surf 2005. Ele garantiu o título especial na terceira e última etapa do Circuito Municipal do Guarujá, neste domingo na praia do Tombo.

 

Como prêmio, voltou para a casa com uma moto Yamaha Neo 115 cilindradas, no valor de R$ 6,5 mil, oferecida pela Lui Lui, Associação de Surf de Guarujá e André Car/Yamaha.

 

Esta foi a segunda vez que Ricardo, que está com 18 anos e treina na praia de Pitangueiras, faturou o título extra. Em 2003, ainda como mirim, também levou uma moto.

 

Fabrício Caraça levou as categorias Júnior e Mirim. Foto: Fábio Plácido / FMA Notícias.
O prêmio especial foi disputado entre os campeões municipais (com exceção das categorias Estreantes e Petit).

 

Cada um voltou ao mar, após o término da etapa, surfando sozinho por 15 minutos. Campeão Open, Ricardo teve como principal rival Fabrício Caraça, o grande nome do Circuito, ao conquistar duas categorias, a Júnior e a Mirim.

 

A diferença entre os dois foi de apenas 1,25 ponto. Fabrício teve chance dobrada por ser dono de dois títulos. Entrou primeiro no mar e marcou 11,5 pontos. Depois foi a vez do campeão de longboard Danilo Rodrigo tentar, mas ficou com 10,5.

 

Ricardo garantiu uma nota 6, e uma 6,75, e assumiu a ponta com 12,75 pontos. Mas como também tinha levado o título Júnior, Fabrício entrou novamente no mar, arriscou, mas garantiu 11 pontos.

 

?Torci muito ali da arquibancada para que ele não virasse. Esse é um título importante, ainda mais que estou sem patrocínio e me preparando para ser profissional ano que vem. Estou muito feliz?, disse Ricardo Silva, que foi campeão Mirim em 2003 e Júnior em 2004, mostrando grande regularidade.

 

Apesar da derrota no Super Campeão, Fabrício continuou com o sorriso estampado no rosto. Atravessando grande fase, ele disse que estava satisfeito com os dois títulos.

 

?Claro que queria ser o Super Campeão e levar essa moto, mas o Ricardo surfou muito bem. Eu superei grandes competidores e entrei para a história faturando dois títulos. Agora vou com tudo para o Paulista, onde também tenho chances de levar nas duas categorias. Vou continuar treinando muito?, afirmou o surfista de 15 anos.

 

Além dos dois, festejaram os títulos municipais no Lui Lui 2005, Nathan Brandi, na Iniciante; Kalu Freitas na Feminino; Jessé Mendes, na Estreante, Danilo Rodrigo, o Mulinha, na Longboard; e Edgar Groggia, na Petit.

 

Vale destacar que Carlos Bahia, de São Sebastião, e Wesley Santos, de Peruíbe, faturaram os títulos do Circuito, na Long e na Petit, mas como são de outras cidades, os segundos colocados em suas categorias, sagraram-se campeões municipais.

 

Clique aqui para ver a galeria de fotos do Lui Lui Guarujaense

 

 

##

Jessé Mendes é bicampeão na categoria Estreante. Foto: Fábio Plácido / FMA Notícias.

Emoção – A etapa decisiva, que teve ondas mexidas de meio metro e chuva, contou com mais de 140 surfistas de quatro estados e foi marcada por muita emoção.

 

O principal destaque foi Magno Pacheco, o Tim, vencedor das categorias Júnior e Mirim, deixando Fabrício Caraça como o 2º colocado em ambas.

 

Nas disputas pelos títulos municipais, o primeiro título definido foi no Longboard. Vencedor das duas etapas iniciais, Danilo Rodrigo perdeu na semi, mas assegurou o caneco.

 

?Estou empenhado em faturar o título brasileiro profissional, circuito onde sou líder, mas ser

Nathan Brandi comandou as ações na Iniciante. Foto: Fábio Plácido / FMA Notícias.
campeão da minha cidade é muito importante, ainda mais quando se fala em Guarujá?, ressaltou Danilo, de 20 anos. Carlos Bahia se empenhou na final e garantiu o bicampeonato no Circuito, ao vencer a etapa, garantindo a melhor nota do final de semana, 8 pontos.

 

?Foi show. Quebrei dois pranchões nessa etapa, porque radicalizei, mas valeu o esforço porque conquistei o título do Circuito?, afirmou Bahia, de 21 anos, que também atua como técnico da equipe de São Sebastião no Circuito Paulista. Na categoria petit (até 10 anos), Wesley Santos, o ?Garoto Sorriso? garantiu 100% de aproveitamento no Lui Lui, com a sua terceira vitória, com tranquilidade.

 

?Ano que vem eu volto para esse campeonato, porque é muito forte e um ótimo para a gente melhorar?, disse o talento de Peruíbe de 10 anos. Edgar Groggia, de apenas 8 anos, ficou em 3º lugar na etapa e manteve a segunda posição no ranking, suficiente para festejar o título municipal.

 

Na Estreante (no máximo 12 anos), Jessé Mendes faturou o bicampeonato e só lamentou ser muito novo para estar na disputa do Super Campeão. Aos 12 anos de idade, ele agora se prepara para duas novas viagens internacionais, para a Indonésia e depois Havaí. Na etapa, Caio Ibelli, outra grande promessa, saiu na frente, mas na terceira onda Jessé foi para a ponta e não foi mais alcançado.

 

O catarinense Victor Drews, que viajou sozinho de Florianópolis para participar do evento, chegou muito perto no finalzinho, perdendo por um décimo. Precisava de 4,11 pontos e tirou 4,00.

 

Victor Drews e Jessé também disputaram a final iniciantes (limite de 14 anos), mas as atenções estavam mesmo para Nathan Brandi e Wesley Moraes, que brigavam pelo título do Circuito.

 

O catarinense saiu na frente. No último minuto Wesley chegou a virar e quase que no mesmo momento, Nathan com uma rasgada e um floater assumiu a frente, comemorando o bicampeonato.

 

?Comecei mal a bateria e só no final consegui encontrar a onda. Entrei concentrado e consegui?,disse o campeão de 13 anos, que também disputou o Super Campeão, ficando em quinto lugar. Outra disputa empolgante foi na Júnior (no máximo 18 anos).

 

Clique aqui para ver a galeria de fotos do Lui Lui Guarujaense

 

 

##

Catarinense Victor Drews disputou duas finais na praia do Tombo. Foto: Fábio Plácido / FMA Notícias.
Emerson Silva e Fabrício Caraça disputavam o título, mas quem comandou a bateria foi Magno Pacheco, que garantiu a maior somatória do evento, 14,25 pontos de 20 possíveis.

 

Ele e Fabrício se alternaram na frente, mas Magno estava determinado e com grande sintonia com o mar. Depois, na mirim, novamente, Magno, Fabrício e Emerson se encontraram.

 

Desta vez, Fabrício era o cotado ao título, mas Nathan ? também na final ? tinha possibilidades. O resultado se repetiu entre os três primeiros colocados, com Magno vencedor, Fabrício em segundo e Emerson em terceiro lugar.

Kalu Freitas, campeã do Lui Lui Guarujaense na categoria Feminino. Foto: Fábio Plácido / FMA Notícias.

 

?Finalmente consegui ganhar bem no Guarujaense, que é muito forte. Venho de uma boa sequência de resultados, mas queria me firmar aqui, em casa?, disse Magno, que fez finais no Brasileiro Amador, na Ilha do Mel e no Paulista em São Sebastião.

 

Entre as meninas, Adine Pereira era a grande favorita, mas ela acabou derrotada ainda nas quartas-de-final, abrindo caminho para Kalu Freitas e Geórgia Paschoal. Depois de passar ?raspando? na semifinal, Kalu abriu a final com um 4,75 pontos e não foi mais alcançada, comemorando o seu primeiro título na carreira.

 

?Estou muito feliz e agora ganhei mais confiança?, disse a campeã, de 25 anos e que surfa há cinco. Geórgia ainda tentou a virada, mas terminou com o segundo lugar. Na final, destaque também para Kaena Brandi (irmã de Nathan), de apenas 12 anos, que ficou em terceiro lugar.

 

Já na Open, Ricardo Silva entrou na final na condição de grande cotado e só não levaria o título se ficasse em quarto lugar e Robert Lima vencesse. Eduardo Oscar logo no primeiro minuto tirou uma nota 7 e emendou com uma 4,25 e não foi ameaçado.

 

Ricardo assegurou o segundo lugar para festejar seu terceiro título municipal seguido. Coincidentemente os dois atletas são treinados pelo experiente Neno Matos, que disputa a categoria Master e inicia a carreira de técnico.

 

?Fiquei satisfeito com esse resultado. Os dois festejaram e mostraram surf de primeira linha, usando radicalidade e, acima de tudo, a cabeça?, vibrou Neno. Para encerrar com chave de ouro, o Lui Lui Guarujaense de Surf teve uma festa no Campo da Ponte Preta, onde foram feitas as premiações.

 

Investindo – Esse foi o quarto ano que a Lui Lui Shoes patrocinou o Circuito, considerado o melhor do País entre os municipais. Bom destacar que além do campeonato a marca investe forte no surf guarujaense, mantendo uma equipe forte com sete atletas da Cidade.

 

No surf profissional estão dois jovens talentos, Heitor Pereira e Júnior Faria, além do conhecido big rider Sylvio Mancusi e de um dos melhores longboarders do Mundo, Paulo Kid. Há, ainda, as revelações Jessé Mendes, Geórgia Paschoal e Maria Vitória. Além dos atletas, há o chefe de equipe Ivo Donatelli, outro nome conhecido das ondas de Guarujá.

 

Todos os resultados da etapa e do Circuito estão disponíveis no site da Federação Paulista de Surf, o Fpsurf.com.br. O Lui Lui Guarujaense de Surf 2005 teve o patrocínio da Central Surf, Tent Beach, Kyw, Overboard, Styllos, Wave Wizard, M.Brasil, Fraga In Surf e Yamaha/André Car.

 

Apoio de Blocos Teccel, Shaper Neco Carbone, RD Surfboards, Hot Wave/ Helio Coconut?s, Flex Academia, Waves.Terra e Disk Surf. Colaboração da Prefeitura Municipal de Guarujá. Organização da Associação de Surf do Guarujá, com supervisão da Federação Paulista de Surf.

 

Clique aqui para ver a galeria de fotos do Lui Lui Guarujaense

 

 

##

Ricardo Silva faz a festa no pódio. Foto: Fábio Plácido / FMA Notícias.
Super Campeão*

 

1 Ricardo Silva (Open) 12,75 – prêmio: Moto Yamaha Neo 115cc

2 Fabrício Caraça (Mirim) 11,50

3 Fabrício Caraça (Júnior) 11,00

4 Danilo Rodrigo (Longboard) 10,50

5 Nathan Brandi (Iniciante) 7,50

6 Kalu Freitas (Feminino)

 

*disputa especial entre os campeões guarujaenses.

 

Ranking final

 

Wesley Santos, de Peruíbe, ficou com o título na Petit. Foto: Fábio Plácido / FMA Notícias.
Open

 

1 Ricardo Silva 2.529

2 Sérgio Rocha 2.240

3 Robert Lima 2.116

4 Emerson Silva 1.838

 

Júnior

 

1 Fabrício Caraça 2.431

2 Emerson Silva 2.260

3 Ricardo Silva 2.087

4 Magno Pacheco 1995

 

Mirim

 

1 Fabrício Caraça 2.439

2 Leandro Santos 2.087

3 Magno Pacheco 2.043

4 Wladimir Peres 2.033

 

Iniciante

 

1 Nathan Brandi 2.810

2 Wesley Moraes 2.700

3 Jessé Mendes 2.041

4 Carlos Eduardo 1.989

 

Estreante

 

1 Jessé Mendes 2.900

2 Sidney Guimarães (Peruíbe) 2.466

3 Caio Ibelli 2.349

4 Wesley Santos (Peruíbe) 2.114

 

Petit

 

1 Wesley Santos (Peruíbe) 3.000

2 Edgar Groggia 2.610 (campeão guarujaense)

3 Vitor Bernardo 2.129

4 Bruno Silveira 2.122

 

Longboard

 

1 Carlos Bahia (São Sebastião) 2.710

2 Danilo Rodrigo 2.656 (campeão guarujaense)

3 Paulo Kid 2.285

4 Murilo Graciola 1.997

 

Feminino

 

1 Kalu Freitas 2.385

2 Geórgia Paschoal 2.330

3 Adine Pereira 2.182

4 Karen Trakinas 1.872

 

Clique aqui para ver a galeria de fotos do Lui Lui Guarujaense

 

 

##

Eduardo Oscar levou a categoria Open na terceira etapa. Foto: Fábio Plácido / FMA Notícias.
Resultados

 

Open

 

1 Eduardo Oscar

2 Ricardo Silva

3 Leandro Santos

4 Robert Lima

 

Júnior

 

1 Magno Pacheco

2 Fabrício Caraça

3 Jadson André (Natal/ RN)

4 Emerson Silva

 

Carlos Bahia mandou bem na disputa entre pranchões. Foto: Fábio Plácido / FMA Notícias.
Mirim

 

1 Magno Pacheco

2 Fabrício Caraça

3 Emerson Silva

4 Nathan Brandi

 

Iniciante

 

1 Nathan Brandi

2 Wesley Moraes

3 Victor Drews (Florianópolis/ SC)

4 Jessé Mendes

 

Estreante

 

1 Jessé Mendes

2 Victor Drews (Florianópolis/ SC)

3 Caio Ibelli

4 Wesley Santos (Peruíbe)

5 Sidney Guimarães (Peruíbe)

6 David Silva

 

Petit

 

1 Wesley Santos (Peruíbe)

2 David Silva

3 Edgar Groggia

4 Vitor Bernardo

5 Bruno Silveira

6 Vitor Mendes

 

Longboard

 

1 Carlos Bahia (São Sebastião)

2 Amaro Matos

3 Murilo Graciola

4 Diego Rosas

 

Feminino

 

1 Kalu Freitas

2 Geórgia Paschoal

3 Kaena Freitas

4 Jéssica Marques (São Vicente)

 

Clique aqui para ver a galeria de fotos do Lui Lui Guarujaense

 

Exit mobile version