Ricardo Toledo estuda bem as ondas em Camburi

O ubatubense Ricardo Toledo em ação no Volcom Paulista de Surf Universitário 2004, em Camburi, São Sebastião

Estrutura do Volcom Paulista de Surf Universitário 2004, em Camburi, São Sebastião. Foto: Ivan Storti / FMA.
Bicampeão brasileiro profissional em 1991 e 95, Ricardo Toledo é destaque no Volcom Campeonato Paulista de Surf Universitário 2004, que termina neste domingo na praia de Camburi, São Sebastião.

 

Estudante do curso de Educação Física na Faculdade Módulo, de Caraguatatuba, ele estava afastado das competições e decidiu retornar às disputas este ano, competindo pela primeira vez na carreira como amador.

 

Aos 36 anos, foi campeão paulista Open e vice na Master, mostrando estar em bom ritmo. Neste sábado (4/12), o ubatubense iniciou outra fase em sua vida. Agora como competidor universitário.

O ubatubense Ricardo Toledo é um dos destaques da competição. Foto: Ivan Storti / FMA.

 

A competição começou com três categorias, a Open, a Paulistana (para quem mora e estuda na capital e ABC) e a Feminina. As finais serão realizadas neste domingo, a partir das 12h.

 

Com sol, ondas de meio metro, o evento começou com a disputa Paulistana. João Carlos Chaves (Marketing/ UniSantana) teve o melhor desempenho do dia na categoria, seguido de Michel Cardoso (Administração/ Mackenzie), o atual campeão estadual da categoria e que competiu com a prancha quebrada no bico.

 

Na feminina, a ubatubense Jahia Bettero (Educação Física/ Módulo) confirmou o favoritismo, tendo a melhor atuação do dia.

 

Um dos destaques do evento na categoria Open, Toledo não se importa em ser o mais velho entre os competidores e diz estar determinado a levar mais um título. ?A intenção é ser campeão. Vim aqui para ganhar e tenho de enfrentar todos?, afirma.

 

Além dele, outro ex-profissional também está atuando pela primeira vez como surfista universitário. Alexandre Sasaki, de Bertioga, é outro que tinha se afastado das disputas oficiais e ganhou motivação ao começar a cursar Turismo na Faculdade de Bertioga.

 

?Estava parado, mas com vontade de voltar. Parei de competir em 98, quando estava no WQS?, lembra o surfista, que está com 29 anos de idade, que tem descendência japonesa compete em Camburi com uma prancha fazendo homenagem aos dois países, com metade da bandeira do Brasil e metade do Japão.

 

Outro experiente é Daniks Fischer, de São Vicente, o primeiro que atuou como pro a ingressar nas disputas universitárias. Ele está concluindo o curso de Jornalismo na Unimonte, em Santos, e compete no universitário há quatro anos.

 

Foi, inclusive, campeão paulista em 2001. Quem também está a caminho do diploma é o atual campeão estadual open e campeão brasileiro de 2001, Missilvano Alves, de Bertioga. Neste sábado ele foi muito bem. ?Já dá para pensar no bicampeonato?, brinca Missilvano.

 

Aluno de Educação Física na Unimes, em Santos, ele já apresentou o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), junto com outros dois favoritos na disputa, Rodrigo Andrade, de Itanhaém, e Ricardo Melo, de São Vicente.

 

?Como não poderia deixar de ser, fizemos nosso trabalho em cima do surf, com o tema Resistência do surfista durante a remada. Os resultados foram muito bons?, argumenta.

 

O Volcom Paulista de Surf Universitário está sendo disputado no sistema de turno e returno, sendo que os oito melhores das categorias masculinas e as quatro da feminina, seguem para a próxima fase. Os vencedores ganharão kits da Volcom, Reef e Nixon.

 

Veja galeria de fotos do Volcom Paulista de Surf Universitário.

Exit mobile version