Ricardo Toledo fatura titulo paulista Open

0

Ricardo Toledo, campeão Open paulista aos 36 anos. Foto: Ivan Storti / FMA Notícias.
Depois de ficar um ano totalmente parado, sem surfar, o ubatubense Ricardo Toledo deu a volta por cima. Não só voltou a competir em grande estilo, como acaba de faturar o título paulista de surf Open.

 

Neste domingo ele comemorou a nova conquista na quarta e decisiva etapa do Okdok Paulista 2004, que acontece no Quebra-Mar, Santos. A competição termina nesta segunda-feira, com as finais sendo disputadas a partir das 12 horas e previsão de boas ondas.

 

Mesmo perdendo nas quartas-de-final, Ricardinho garantiu o caneco.

 

Eliziane Santos e Simone Tavares, gatas da marca OKDOK. Foto: Ivan Storti / FMA Notícias.
Logo que soube da notícia, o competidor de 36 anos, parte da história do surf nacional por ser bicampeão brasileiro profissional, ligou para a sua mulher, Mari, para compartilhar a felicidade.

 

?Estou numa alegria tamanha. É engraçado, porque nunca tive carreira amadora e agora, aos 36 anos, tive a chance de ser campeão Open?, disse Ricardinho, que tinha abandonado as competições oficiais em 2000 e conquistado o seu último título em 1995, justamente o bicampeonato brasileiro profissional.

 

No ano passado, ele ficou totalmente de molho em função de uma hérnia de disco, ocasionada durante prova de triatlo. ?Pensei em operar, mas Deus foi me curando. Este ano nem pensava em títulos, vitórias. Entrei mesmo para competir na Master. Eu estava parado havia um ano, voltando aos poucos e queria me divertir com o pessoal mais das antigas. Daí, surgiu a oportunidade de competir na Open e encarei?, comentou o novo campeão, que enfrentou na surfistas até mais 20 anos mais jovens que ele.

 

?Estou muito feliz e correndo atrás de um patrocínio para levar a sério as disputas em 2005. Não penso em voltar a competir como profissional, mas vou dar seqüência ao Okdok e tentar mais títulos?, revelou.

 

Vale destacar que ele é o único competidor a disputar três categorias no Okdok. Nesta segunda-feira, ele ainda compete com chances de faturar o título Master.

 

Para tanto, terá de vencer a etapa. O caminho vem sendo bem feito e no domingo ele garantiu a melhor nota do evento, uma onda 9 pontos e ainda foi beneficiado com a eliminação do santista Almir Salazar, líder do ranking, nas quartas-de-final.

 

##

 

Gisele Garcia, OKDOK Paulista, Quebra-Mar, Santos (SP). Foto: Ivan Storti / FMA Notícias.
?Como falei, a Master era o meu objetivo e agora fiquei mais animado ainda. Está tudo nas mãos de Deus. Que seja feita a vontade Dele. A possibilidade está aí e vamos ver o que vai dar?, acrescentou Ricardinho, que já tem ?herdeiros? seguindo sua trajetória.

 

O mais velho, Matheus, de 13 anos, tem no curriculo quatro títulos paulistas, dois Petit e dois Estreantes. Filipe, de 9 anos, foi campeão estadual Petit este ano. ?O David está com cinco anos e começando a competir. A Sofia tem quatro e surfa comigo no longboard. Não é assídua, mas gosta?, contou o chefe do clã Toledo.

 

Alessandro Mariano, OKDOK Paulista, Quebra-Mar, Santos (SP). Foto: Ivan Storti / FMA Notícias.
Ainda na Open, outro destaque foi o santista Alessandro Mariano. Ele garantiu a melhor nota da categoria, 8,75 pontos, e aparece como cotado à vitória na etapa.

 

?Vim mais para me divertir, porque a etapa está sendo aqui em Santos. Estou me sentindo bem, achei as ondas e espero continuar bem?, frisou.

 

No Feminino, a também santista Gisele Garcia, mostrou conhecer bem as ondas locais e busca a sua primeira vitória no Paulista.

 

?Este ano fui campeã santista e seria muito bom fechar a temporada com uma vitória importante em casa?, disse.

 

A competição segue nesta segunda-feira, a partir das 9 horas, com disputa da categoria Longboard, que conta com o guarujaense Adriano Melo, o Alemão, como favorito na disputa do título contra Carlos Bahia, de São Sebastião.

 

As finais das quatro categorias serão realizadas a partir das 12 horas, com a premiação prevista para às 13h30. 

 

O Okdok Paulista de Surf 2004 tem o patrocínio de Brisbane – Têxtil Santa Inês e Sticle Malhas. Co-patrocínio: Sthill, Hot Water, Tent Beach, Quiver, KYW, Styllos, SP Surf e Rip Wave. A etapa tem a colaboração da Prefeitura de Santos e Quebra-Mar Surf Clube. Organização da Federação Paulista de Surf.