O evento está marcado para os dias 31/8 e 2/9, no Quebra-Mar, em Santos (SP), e contará com uma série de atividades para que a comunidade tenha consciência dos problemas causados pelo aquecimento global.
Para organizar todos os detalhes de estrutura, Rico de Souza esteve em Santos na última quinta-feira (26/7), aproveitando os conselhos do amigo Picuruta Salazar e também dos presidentes da Associação Santos de Surf, Diniz Iozzi, o Pardhal, e da Federação Paulista, Silvio da Silva, o Silvério.
?Este é um evento que acontecerá simultaneamente em vários países para a conscientização ecológica, na luta contra o aquecimento global?, disse Rico.
?Estou muito feliz de estar aqui na Baixada Santista, onde ganhei o meu primeiro campeonato de surf, de longboard em 1967, na Ilha Porchat. Estou aqui nas minhas raízes?, destacou o organizador do evento.
O principal momento do Earthwave Festival de Surf Ecorodovias será no domingo (2/9), das 12 às 13 horas, com a tentativa de quebrar o recorde mundial do maior número de surfistas descendo a mesma onda.
?Queremos colocar, no mínimo, cem pessoas. Se o mar ajudar até mais. Isso é inédito?, afirmou Rico, que já está no Guiness Book 2007, pelo recorde com 42 pessoas na mesma onda, no Rio de Janeiro.
Outro destaque será o campeonato de longboard Pro/Am, reunindo os melhores profissionais do Mundo, uma vez que o Mundial deste ano, na França, foi dominado por brasileiros.
A competição terá a presença de Phil Rajzman, atual campeão mundial, Danillo Rodrigo, Mulinha e Carlos Bahia, além de Picuruta Salazar.
?As disputas serão na sexta-feira e sábado, com as finais no domingo. O público acompanhará o que há de melhor?, frisou Rico.
?Também teremos outras atrações, como as canoas havaianas, que têm muita força em Santos, e têm tudo a ver com as origens do surf, o campeonato de remadas de pranchinha e pranchão, e o Stand UP Surf, novo esporte no Havaí, uma nova moda, onde você surfa em pé numa prancha especial, usando remos?, acrescentou.
O organizador também revelou mais um benefício que o Earthwave Festival de Surf Ecorodovias proporcionará em respeito ao meio ambiente. A Cidade receberá a doação de 3 mil mudas de árvores, fornecidas pela Mecprec.
?Conseguimos mais esse apoio com o Leonardo Klabin e estamos estudando com a Prefeitura de Santos e a Ecorodovias, os nossos patrocinadores, qual o melhor lugar para o plantio?, anunciou Rico de Souza.
?Também teremos dicas ambientais, de forma que a população possa ter ajuda para saber o caminho a seguir. Estamos contribuindo, participando?, ressaltou. ?A quebra do recorde é um atrativo, mas o propósito é diferente. É a luta contra o aquecimento global, chamando a atenção do Mundo da necessidade de preservar a natureza?, relatou.
Dono de uma carreira de sucesso, mantendo-se há 30 anos como vitorioso, Picuruta Salazar ressaltou a importância de um evento desse porte e da participação dos surfistas, que sempre estão em contato direto com a natureza.
?Acho que isso é o futuro do surf no Brasil e no Mundo. Ajuda em prol da ecologia. O fundamento do evento não é só tentativa de quebra de recorde, mas orientar as pessoas sobre o aquecimento global?, comentou.
?Afinal de contas, o ser humano não está se preocupando com um problema que é muito grave e, futuramente, o pessoal vai começar a ter câncer de pele e uma série de doenças. Então, essa é a nossa bandeira, alertar a todos?, complementou o surfista recordista de títulos no Brasil e nove vezes campeão nacional.
Para obter mais informações ligue para (0xx21) 2438 1821 e 2438 4096, ou envie mensagem para mktricopromocoes@globo.com .