Festival Earthwave

Rico faz coquetel de abertura

Rico de souza e Picuruta Salazar

 

Rico de Souza e Picuruta Salazar fazem os últimos preparativos para o grande evento. Foto: Fábio Maradei.

Com um coquetel na última terça-feira (28/8), em Santos (SP), Rico de Souza abre oficialmente a semana do Earthwawe Festival de Surf Ecorodovias, que acontece a partir desta sexta-feira (30/8), no Quebra-Mar.

 

Rico e Picuruta Salazar, seu companheiro na organização do evento, receberam os convidados na Pizzaria Viola, onde homenagearam pessoas que foram fundamentais para a realização do evento, como o prefeito de Santos, João Paulo Tavares Papa, o diretor-presidente da TV Tribuna, Roberto Clemente Santini, e o presidente da Ecorodovias, Marcelino Rafart de Seras.

 

O Earthwave Festival de Surf Ecorodovias é um evento mundial, que visa a chamar atenção contra o aquecimento global.

 

No mesmo dia e horário, domingo (2/9), às 12 horas, surfistas em nove praias do mundo, de quatro continentes, tentarão bater o recorde mundial de o maior número de surfistas na mesma onda.

 

Rico de Souza, em 2005, colocou o Brasil no Guinness Book, o livro dos recordes, com 42 surfistas na mesma onda, durante o Petrobras Longboard Classic, na Macumba, mas esta marca já foi superada e hoje está em poder da África do Sul, com 72 surfistas.

 

A meta de Rico desta vez e fazer com que mais de 100 surfistas desçam a mesma onda em Santos.

 

A iniciativa de promover um evento global foi da Kahuna Surfing Academy, organização responsável pela quebra do recorde na África do Sul, em setembro de 2006. 

 

À Kahuna coube a escolha das escolas, instrutores e surfistas que participaram da quebra na ocasião. Para o Earthwave, já confirmaram participação: Argentina (La Paloma, Mar del Plata), Austrália (Middleton, Adelaide), Inglaterra (Fistral Beach, Newquay), Portugal (Guincho, Estoril), Ilhas Reunião (Trois Bassins, St Gilles), África do Sul (Muizenberg, Cape Town), Taiti (Taharuu Beach) e Estados Unidos (Surfside Beach, Texas).

 

Além do tentativa de recorde, que contará com atletas renomados e pessoas do mundo da televisão e da música, como Kadu Moliterno e Marcelo D2, o Earthwave realizará outras ações em prol do meio-ambiente.

 

Rico de Souza conseguiu três mil mudas de árvores para serem plantadas e a Ecovias já está distribuindo folhetos com dicas de preservação do Meio-Ambiente nos pedágios das rodovias que administra.

 

Apesar de seu enfoque em busca da sustentabilidade, o Earthwave Festival de Surf Ecorodovias terá também competição.

 

A partir de sexta-feira, dia 31, acontecerá um campeonato de longboard, válido pelo ranking paulista. Durante o fim de semana, ainda haverá uma demonstração de Stand Up Surf, uma modalidade que lembra os primórdios do esporte com o surfista usando uma prancha especial e já entrando na onda de pé, auxiliado por um remo. Após a tentativa de quebra do recorde mundial, será realizado um campeonato de remada.

 

Exit mobile version