Rio Grande do Sul sedia etapa 3A do Super Trials

0

Pela primeira vez as ondas de São José do Norte recebem uma etapa do Super Trials. Foto: Likoska/Gosurf.

O Rio Grande do Sul voltou com força total ao calendário principal de competições do surfe nacional neste ano.

 

Depois de sediar a segunda etapa do SuperSurf com grande sucesso em Torres, a Federação Gaúcha de Surf (FGS) confirmou a realização do maior evento do ABRASP Super Trials 2003.

 

O Gosurf Pro será disputado nos dias 9 a 12 de outubro em duas cidades vizinhas do extremo sul do Estado, Rio Grande e São José do Norte, que estrearão oferecendo um total de R$ 40 mil em prêmios, 5 mil a mais do que o valor estipulado para uma etapa de nível máximo do circuito.

 

A outra única prova com esta classificação de “3A”, que vale 2.000 pontos no ranking que indica 28 surfistas para completar a elite nacional do SuperSurf, no calendário deste ano também foi promovida pela FGS em Torres. A maioria dos surfistas não conhece o lugar, mas os organizadores garantem que todos irão se surpreender.  

“Como dizem os moradores locais, as duas cidades são unidas e não separadas pelo canal do porto de Rio Grande, onde todo dia entram mercadorias do mundo inteiro no Brasil”, destaca Alexandre Barbosa, da X3 Marketing Esportivo, organizadora do Gosurf Pro.

 

Visual da Barra do Estreito que une as cidades de São José e Rio Grande. Foto: Likoska/Gosurf.
“Em São José do Norte, nos Molhes Leste, existe um point break com fundo de pedra que produz direitas perfeitas com possibilidade de até oito manobras por onda. E do outro lado do canal do porto está a praia do Cassino, em Rio Grande, que quebra clássico quando o mar está grande, com uma perfeição quase única no Estado”, conta Alexandre, que também é um dos juizes do quadro da Associação Brasileira de Surf Profissional (ABRASP).
 
“Há três anos, fui julgar um evento amador lá e vislumbrei um grande potencial turístico no local, ainda inexplorado. O lugar é alucinante e sempre dá altas ondas, principalmente quando entram ondulações de Sul. É aí que os molhes de São José do Norte apresentam ondas perfeitas e queremos que os melhores surfistas do país, a mídia especializada e também a grande mídia conheçam o potencial do lugar, pois com certeza ninguém sairá decepcionado”, afirma Barbosa.   

 

Segundo Gustavo Garcia, diretor de marketing do Gosurf, patrocinador principal do evento junto com as prefeituras municipais de Rio Grande e São José do Norte, a competição terá dois palanques com uma estrutura única para deslocar os atletas com lanchas de um pico para outro nas cidades sede e ainda uma terceira opção.

 

O paulista Renato Galvão lidera o ranking da divisão de acesso do circuito brasileiro. Foto: Ricardo Macario.
“Já agendamos quatro dias para realizar o evento nas melhores condições possíveis, quando o normal é no máximo três. E caso não tenham ondas em Rio Grande e nem em São José do Norte, preparamos uma terceira alternativa, com a prova podendo até ser transferida para uma outra cidade da região, a Barra do Estreito, a 30 quilômetros de distância, onde tem boas ondas com swell (ondulação) de Nordeste numa saída de rio para dentro do mar. Vamos fazer de tudo para que o Gosurf Pro seja um grande sucesso”, garante Gustavo.

 

Devido à grande distância de Porto Alegre, cerca de 300 km, a organização do evento está preparando um esquema especial para fazer o traslado de todos os envolvidos na competição, inclusive para o público.

 

“Receber os melhores surfistas do país na região Sul do nosso Estado será incrível”, comenta Reginaldo, Secretário de Turismo de São José do Norte. “Estamos realizando um sonho e com certeza este evento terá um dos maiores públicos da história do surfe gaúcho e brasileiro. Só se fala nisso por aqui!”, afirmou.

 

Com oferecimento das Prefeituras de Rio Grande e São José do Norte, o Gosurf Pro tem o patrocínio da Gosurf Boardriding Co., com co-patrocínio da Heed Surf Kids, Banrisul, Quebra Mar Surf e SK8 Shop e apoio da Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer do Governo Estadual do Rio Grande do Sul.

 

Ranking ABRASP Super Trials – após 6 etapas
 
1 Renato Galvão (SP) – 3.840
2 Tadeu Pereira (SP) – 3.580
3 Raphael Becker (SC) – 3.360
4 Cristiano Guimarães (SP) – 3.300
5 Flávio Costa (BA) – 3.000
6  Odirlei Coutinho (SP) – 2.960
7  Heitor Alves (CE) – 2.880
8  Maicon Rosa (PR) – 2.875
9  Bruno Moreira (SP) – 2.860
10 Adriano de Souza (SP) – 2.680
11 Gilmar Silva (SP) – 2.645
12 Anselmo Correia (RJ) – 2.460
13 Leandro Moulin (ES) – 2.458
14 Cristiano Spirro (BA) – 2.415
15 Edgley Santos (SP) – 2.290
16 Jair de Oliveira (SP) – 2.240