#A polêmica questão sobre a poluição do Rio Itamambuca, em Ubatuba (SP), teve mais uma página em sua história. Com o cancelamento da audiência pública prevista para ocorrer no último dia 9 de maio, devido a problemas na sala da Câmara Municipal de Ubatuba, outra reunião foi convocada por Adhemar Freitas, mais conhecido como ?Deminha?, atual presidente da SAI (Sociedade Amigos de Itamambuca).
O encontro aconteceu no último sábado (11/05) na sede da entidade e estiveram presentes o prefeito do município Paulo Ramos e o presidente da Câmara Gerson Biguá, além de integrantes da SAI, da associação dos moradores da Vila, da AUS, do Camping Itamambuca, do Ubatuba Surf Cam e demais interessados.
A principal questão abordada foi o que poderia ser feito a partir de agora para dar início a ações de combate à poluição e à ocupação desordenada da região. Várias sugestões foram apresentadas, mas a que atraiu a maioria foi a criação de um fundo de arrecadação para a causa da Itamambuca. Segundo Deminha, já está em criação um site (www.sositamambuca.com.br) para angariar fundos para a Itamambuca.
Mas, ao mesmo tempo, todos concordaram que deste modo seria muito difícil chegar ao montante necessário para resolver os problemas. Gerson Biguá sugeriu a criação de uma Zona Verde de estacionamento onde todos os freqüentadores da praia passariam a pagar para estacionar seus carros, destinando os fundos para a implantação do sistema de coleta de esgotos e de fossas na região.
Além disso, esta mesma fonte de renda criaria uma Guarda Verde, ligada à Guarda Municipal, visando policiar as invasões e demais irregularidades notadas nas áreas consideradas críticas.
Houve consenso com relação à questão e agora o Executivo irá elaborar um projeto para a Câmara. O próximo passo importante, também aprovado por todos, será a convocação por parte das Associações de uma assembléia geral para todos os moradores da região. Com a presença de todos os envolvidos, inclusive o prefeito, serão traçados os objetivos e detalhes do plano de ação.
É importante também que todos os interessados na despoluição do Rio Itamambuca se manifestem sobre o assunto Zona Verde, apresentando sua opinião e sugerindo mais alternativas. As mensagens devem ser encaminhadas para o e-mail [email protected] .