Começa no próximo fim de semana – dias 28 e 29 de janeiro – a disputa por mais um título nacional na praia da Joaquina, em Florianópolis, o Rip Curl Grom Search Brasil 2017, e a cidade de Imbituba, em Santa Catarina, está em alta neste evento nos dois últimos anos. Ainda no ano passado, o local da praia da Vila, Anderson Júnior, disputou na praia de Ala Moana Bowls, no Hawaii, o Grom Search Internacional 2016, levando pela primeira vez o nome da cidade a um evento mundial nesta categoria, depois de ter sido campeão do Grom Search Brasil 2015.
Campeão do Rip Curl Grom Search Brasil 2016, Leonardo Barcelos vai disputar este ano a final internacional, que pode ter seu local definido ainda neste evento na praia da Joaquina, e que, como manda a regra, irá acontecer em algum local com algumas das melhores ondas do mundo, como Indonésia, Austrália, Portugal, Estados Unidos e Havaí, locais onde esta disputa já ocorreu.
Vinicius Barcelos também vai disputar mais uma vez o evento nacional, seguindo de perto os passos do irmão mais velho, Leo Barcelos. Os dois chegaram semana passada ao Brasil, após ficarem um mês na meca do surfe mundial, o Havaí, onde, além de adquirirem mais experiência internacional, surfaram algumas das melhores ondas do mundo, como Pipeline e Rock Point, estando ao lado de alguns dos melhores surfistas do planeta.
A expectativa de Leo sobre a decisão do local da final internacional, vem deixando o imbitubense ansioso nos últimos dias. Mesmo já tendo surfado em alguns dos melhores picos de ondas do mundo, como Peru, Indonésia e Havaí, e já tendo disputado várias competições, este será a maior desafio de sua carreira.
“A expectativa é muito boa, e quero que a data chegue logo, pois todos os anos o campeonato é realizado em lugares com altas ondas e espero que esse ano não seja diferente. Gostaria muito que fosse na Indonésia”, revela Leo.
A promotora internacional do evento ainda não se manifestou sobre o local da próxima decisão mundial, que reunirá os campeões nacionais masculino e feminino de cada país, mas como já é de praxe, o anúncio costuma ser feito ainda durante a primeira etapa do nacional.
Leo e Vini Barcelos contam com patrocínio da South to South, Silverbay, Tokoro Surfboards Brasil, Talha-mar Restaurante, Shapers Surf Hardware, Sticky Bumps Surfwax, Protetor Brazinco, Fabinho Carvalho Surf Shop, Proesporte, SC Par – Porto de Imbituba, Black Surf, MS Treinamento Personalizado, Truzz Multisports e Tales Andrade.