Giancarlo Zampieri, campeão Mirim do circuito Rip Curl Grom Search. Foto: Ivan Storti / FMA Comunicação. |
O evento contou com ondas de 1 metro e definiu os campeões da temporada. Destaque para os títulos das categorias Mirim e Feminino, ambas para atletas com até 16 anos, que valeram viagens para a Austrália, um dos grandes paraísos do surf mundial.
Entre os mirins, o catarinense de Florianópolis, Giancarlo Zampieri, mostrou grande regularidade no circuito, chegou nas três finais, e confirmou o primeiro lugar no ranking.
Alejo Muniz, catarinense de Bombinhas, teve a melhor nota do evento, um 9 . Foto: Ivan Storti / FMA Comunicação. |
Na Feminino, a paranaense de Matinhos, Bruna Schmitz, de apenas 13 anos, venceu a etapa e comemorou a conquista da passagem. Matinhos levou também o título na Iniciantes (máximo de 14 anos), com Rafael Teixeira, garantindo 50% das conquistas.
Rafa ganhou o troféu mesmo estando fora das finais. Nem viu a decisão e só soube da conquista algum tempo depois. Na etapa o
Matheus Toledo venceu a etapa na categoria Iniciantes. Foto: Ivan Storti / FMA Comunicação. |
Na disputa mirim, o título começou a ser definido ainda nas quartas-de-final, quando quatro favoritos se enfrentaram e apenas dois seguiram adiante. Giancarlo passou para a semi junto com o guarujaense Leandro Santos.
O pernambucano radicado em Santa Catarina, Bruno Rodrigues, e o ubatubense Wiggolly Dantas acabaram barrados e fora da briga. Depois foi a vez de Leandro perder a chance,
Alejo Muniz comemora o bom resultado com o irmão Santiago. Foto: Ivan Storti / FMA Comunicação. |
Na decisão, o atleta paulista, apontado como um dos mais radicais do momento e especialista em aéreos, tinha de vencer e torcer para Giancarlo ficar no máximo em 3º lugar.
A bateria foi acirrada, com mudanças de colocações a todo o tempo. Camarão arriscava nos vôos, mas Alejo acabou roubando a cena, com um grande desempenho (já vinha sendo destaque com vários tubos) e acabou carregado nos ombros pelos amigos catarinenses.
Giancarlo, que venceu a etapa de abertura, em Floripa e foi o 4º colocado no Rio de Janeiro, repetiu a colocação na praia do Tombo, mas fez
Jessé Mendes, destaque no sábado no Tombo. Foto: Ivan Storti / FMA Comunicação. |
?Eu sabia que tinha de marcar o Camarão. Se não ficasse em cima, ele voava. Ele é muito bom e não podia dar mole?, disse Giancarlo, que foi campeão brasileiro iniciantes em 2002.
?Eu nem iria competir no circuito, mas fui para a 1ª etapa, por incentivo do meu pai (Wagner) e quando venci coloquei como objetivo principal esse título. Agora vou preparar pranchas novas e fazer essa viagem alucinante. É uma premiação sensacional, ainda mais para quem é novo?, disse o surfista de 16 anos.
##
Nathan Brandi venceu a etapa e ficou com o título Grommets. Foto: Ivan Storti / FMA Comunicação. |
?Eu estava cansado, por já ter competido em outra final, mas fiz exatamente o que o Otoney (Xavier, técnico) disse. Esperei uma boa onda. Sabia que tinha 20 minutos e poderia escolher uma perfeita?, disse.
CONHECER O MUNDO – Entre as meninas, Bruninha fará a sua 2ª viagem internacional como prêmio. No ano passado, ela foi campeã pro júnior e viajou para o Havaí. Neste domingo, teve uma disputa acirrada para chegar ao título.
Bruna Schmitz foi a melhor entre as meninas. Foto: Ivan Storti / FMA Comunicação. |
?Não estou acreditando. Achei que não teria chances, mas comecei a acreditar quando a Gabriela perdeu na semi. Daí entrei decidida. Agora é treinar ainda mais para sempre melhorar?, disse Bruninha, que já faz planos para o futuro: ?Quero ser profissional, disputar o Circuito Mundial e conhecer o mundo inteiro?.
A final contou com outras revelações. A guarujaense Geórgia Paschoal foi a vice, seguida pela ubatubense Luana Coutinho e a paranaense Natalie Martins.
Nathan Brandi, filho do big rider Murilo Brandi. Foto: Ivan Storti / FMA Comunicação. |
?Eu estava precisando de uma vitória importante, voltar para o topo. Um competidor tem de ter bons resultados e não tive um bom ano em 2003. Agora comecei bem. Acho que vou pintar o cabelo em todos os campeonatos?, brincou Matheus, de 13 anos, em relação ao cabelo tingido de vermelho durante a etapa.
O atleta Vila Velha (ES) Krystian Kimerson, único
Bruna comemora o título com o manager Tusca. Foto: Ivan Storti / FMA Comunicação. |
?Não deu para levar, mas fiquei feliz, porque competi com atletas mais velhos e cheguei junto?, disse o surfista.
Rafael Teixeira, campeão do ranking, festejou o resultado. ?Queria ter feito a final, mas acabei parando na semi. Daí fui para o hotel e fiquei na banheira pensando o que tinha errado. Depois, fiquei muito feliz. Esse título é o começo de uma carreira, um incentivo para mais surf?, afirmou.
Na Grommets, que reuniu os surfistas mais novos, alguns com 8 anos de idade, a final foi bem disputada. O campeão Nathan Brandi teve como adversário direto o também guarujaense Jessé Mendes, atual campeão paulista petit, que terminou em 3º lugar, atrás de Sidney Guimarães, de Peruíbe (SP). José Eduardo Fernandes, de Búzios, completou a final e foi o quarto colocado.
O Rip Curl Grom Search, que em 2005 deve ter uma disputa internacional com os melhores de cada país onde é realizado o evento, tem como objetivo dar estímulo aos novos talentos, futuras promessas da modalidade.
Nomes de destaque na atualidade, como o novo campeão mundial pro júnior, Adriano de Souza, o Mineirinho (que acompanhou as finais, prestigiando o evento e torcendo para amigos) passaram pelas disputas.
VICTOR VALENTIN – Vários atletas surgem como promessas. Um dos exemplos é Victor Valentin, da Ilha do Mel (PR). Aos 10 anos, o competidor viajou para fora de seu estado pela 2ª vez (a estréia foi em Floripa na etapa de abertura).
Valentin aproveitou que estava na Baixada Santista, e conheceu a Vila Belmiro, assistindo o jogo do Santos contra o Barcelona, do Equador, pela Libertadores de América, levado pelo patrocinador Rafael Guttierres.
Ficou feliz em conhecer o craque Robinho e também saboreou um lanche no McDonalds. ?Não acreditei que falei com o Robinho e curti muito comer no McDonalds?, disse o futuro talento.
Logo após as decisões os atletas participaram de uma churrascada de confraternização na Lucky Scope, onde foi realizada a entrega da premiação. Todos os detalhes sobre o campeonato estão no site da Rip Curl.
O Rip Curl Grom Search teve o patrocínio da Rip Curl, com o co-patrocínio da Hot Water, Nivana, Sul Nativo, e 2 Surf. Apoio da Sticle, Sky Artes Gráficas, Gordon & Smith, Revista Maneco e homologação da Confederação Brasileira de Surf, Comitê Olímpico Brasileiro e Ministério do Esporte. A etapa da Praia do Tombo teve o apoio da Federação Paulista de Surf, Associação Guarujaense de Surf e Prefeitura de Guarujá.
Resultados da terceira etapa
Mirim
1 Alejo Muniz (SC) 11.50
2 Aristide Tavares (SP) 8.40
3 Thiago “Camarão” (SP) 8.10
4 Giancarlo Zampieri (SC) 7.95
Feminino
1 Bruna Schmitz (PR) 5.85
2 Georgia Pascoal (SP) 3.75
3 Luana Coutinho (SP) 3.40
4 Natalie Martins (PR) 2.05
Iniciante
1 Matheus Toledo (SP) 10.25
2 Alejo Muniz (SC) 5.55
3 Nathan Brandi (SP) 4.25
4 Krystian Kimerson (ES) 4.20
Grommets
1 Nathan Brandi (SP) 7.70
2 Sidney Guimarães (SP) 6.25
3 Jessé Mendes (SP) 5.90
4 José Eduardo Fernandes (RJ) 5.15
Campeões do Rip Curl Grom Search 2004
Mirim – Giancarlo Zampieri (SC)
Feminino – Bruna Schmitz (PR)
Iniciante – Rafael Teixeira (PR)
Grommets – Nathan Brandi (SP)