Rip Curl Planet Day

Guarujá recebe evento

Rip Curl Planet Day 2015, Praia da Enseada, Guarujá.

1280x853
Rip Curl Planet Day rola neste sábado (17/9), na Praia de Pernambuco, Guarujá. Foto: Silvia Winik.

 

Um dos valores da Rip Curl como empresa, comunidade e meio-ambiente estarão em evidência neste sábado (17/9), em Guarujá, com a celebração do já tradicional “Rip Curl Planet Day”, evento global da marca de conscientização e defesa da natureza, sobretudo das regiões costeiras e oceanos. O tradicional encontro será realizado, desta vez, na Praia de Pernambuco, na Escola de Surf Cia Surf/Rip Curl, em frente ao Hotel Sofitel Jequitimar, também parceiro da iniciativa.

 

A data coincide com o Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias, realizado todo o terceiro sábado de setembro. Cerca de 100 pessoas, entre colaboradores e familiares da Rip Curl Brasil, trabalhadores do Hotel Jequitimar e membros da comunidade local, participarão da atividade, que tem como grande destaque o recolhimento de microlixo das areias.

A coordenação será do respeitado Instituto Gremar – Pesquisa, Educação e Gestão de Fauna, também instalado em Guarujá, uma organização pioneira na região, que tem como uma das ações principais a reabilitação de animais vitimados, além de fornecer ações para promover a conservação marinha e costeira e a sustentabilidade de futuras gerações. Todos estarão reunidos às 9 horas, para o início da limpeza às 10h.

 

1280x853
Uma das iniciativas do evento é o recolhimento de microlixo das areias. Foto: Silvia Winik.

Na sequência, das 11 ao meio-dia, será promovida uma confraternização, com aulas de iniciação ao surf, próximo ao “Mar Casado” e mesa de frutas, oferecida pelo Jequitimar. “Quem já surfa, ficará no Canto Esquerdo curtindo as ondas”, ressalta Fernando Gonzalez, do marketing da Rip Curl, acrescentando que também será realizada a distribuição de mudas nativas da região à comunidade. “Em todas as nossas ações promovemos a interação com entidades sérias da região onde estamos atuando com ações socioambientais”, comenta.

 

Ele destaca que o Rip Curl Planet Day é aberto a todos os interessados. “Quem quiser participar, basta se manifestar. Essa é uma ação voluntária”, diz. “Essa é uma celebração mundial que a Rip Curl organiza em todas as regiões onde atua – Estados Unidos, Europa, na França, Indonésia, Austrália e aqui no Brasil, realizado em Guarujá, onde temos a nossa sede. Escolhemos o Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias, por estarmos alinhados com a mesma proposta”, explica Fernando.

 

Para um envolvimento maior no evento, os colaboradores da Rip Curl, incluindo o CEO da marca no Brasil, Felipe de Paiva Silveira, conheceram as instalações do Gremar, recebendo informações da equipe, formada por médicos veterinários, biólogos e oceanógrafos. “A ideia foi envolver o pessoal, conhecer esse trabalho sério e exemplar para que todos estejam ainda mais motivados no sábado e saibam da importância da defesa de nossas praias e rios”, relata Fernando Gonzalez.

 

Antes do recolhimento do microlixo das areias da praia de Pernambuco, o Gremar fará uma orientação aos participantes e distribuirá a ficha de catálogo dos resíduos. Os dados serão compilados e enviados para o site da ONG norte-americana Ocean Conservancy, que fará um relatório global, servindo de base para a Conferência do Meio Ambiente da ONU.

 

Dia de conscientização – O Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias foi criado em 1986 pela Ocean Conservancy, numa das mais importantes ações globais de conscientização sobre os problemas gerados pelos resíduos sólidos nas zonas costeiras. Hoje, envolve mais de 120 países e no Brasil, ocorre desde 1997.

Exit mobile version