Desafio de Duplas

Rivalidade sadia

0
960x540

Ícones do surf catarinense na década de 80, os legends Bilo Wetter e David Husadel se preparam para o Desafio de Duplas. Foto: Reprodução.

O Desafio de Duplas vai celebrar o atual momento do surfe nacional com uma bateria especial que reúne quatro grandes nomes do surfe catarinense de todos os tempos: Bilo Wetter, David Husadel, Bita Pereira e Roberto Lima. O evento de surfe inédito em Santa Catarina acontece neste fim de semana, dias 22, 23 e 24 de janeiro, em frente ao Bar Le Baron, no canto esquerdo da Praia Brava, em Florianópolis.

Ídolos de toda uma geração, os quatro surfistas estiveram nos pódios dos principais eventos na década de 1980 e 1990 e nunca disputaram uma bateria juntos. É uma rivalidade sadia entre Balneário Camboriú (Bilo e David) e Florianópolis (Roberto e Bita) sendo revivada! “Era uma rivalidade construtiva, para a evolução do surfe. Balneário Camboriú sempre foi um grande celeiro de talentos e, na verdade, eles vieram nos suceder”, relata Roberto Lima, 53 anos, em referência a David Husadel e Bilo Wetter. 
 
Único tricampeão catarinense profissional, David Husadel, 52, concorda com Lima: “Eles são pessoas de super destaque no surfe catarinense e, naquela época, nós queríamos ser o Bita e o Lima. Cada um teve sua fase: em 78, o Bita ganhava todas; em 80 foi a vez do Lima, depois viemos eu e o Bilo”, conta Husadel.
 
A participação no evento é mais uma oportunidade para os “legends” encontrarem os amigos no local onde mais gostam: a praia. “Tem muita gente que nunca competiu, mas fabricou prancha, patrocinou evento, e isso que é diferente. A expectativa por resultado é o que menos existe, o que vale é a celebração”, define Husadel, que mora em Florianópolis, mas ainda tem família em Balneário Camboriú.  “O surfe continua sempre muito bem inserido nas nossas vidas e volta e meia a gente se encontra”, completa Lima.
 
960x639

Ídolos de várias gerações, os legends Roberto Lima e Bita Pereira estão prontos para o Desafio de Duplas, onde irão reviver os anos dourados do surf catarinense. Foto: Reprodução.

ROCK SURF & BROTOS – Além da bateria especial, o Desafio de Duplas também conta com a presença dos participantes do Rock Brotos & Surf, festival realizado em 1976 e que ajudou no desenvolvimento do esporte. Pioneiros do surfe competição como Ciso, Pedroca, Cachito e Marreco estarão dentro do evento que também promete ser um grande encontro de gerações com disputas nas categorias Irmãos, Pais e Filhos, Shaper & Rider e My Friends.

Surfistas pioneiros como Fernando Moniz (Marreco), Flávio Boabaid, Gugui, Neno Heleodoro, Paulo Sefton, Pedroca e Neko Rodrigues já confirmaram presença. Quem também marca presença é Teco Padaratz, em dupla com Moriel Costa (Dazaranha). Fabio Gouveia, em dupla com Armandinho, e o músico californiano Colby Lee, na parceria Marco Polo, são alguns dos confrontos programados.
 
O Desafio de Duplas também vai homenagear jornalistas que contribuíram com o crescimento e o fortalecimento do surfe em Santa Catarina: Saul Oliveira Filho (editor da revista Surf Sul, primeira publicação catarinense especializada), Jackie Rosa (programa Top Jovem na TV Cultura) e Ricardinho Machado (um dos idealizadores do celebrado Rock Surf & Brotos).
 
O encerramento do Desafio de Dupla será no domingo com muita música, em uma jam session no Le Bar Baron, com a participação de Teco e Júlia Padaratz, Cléo Borges (Banda Iriê), Colby Lee, Guilherme Heleodoro, Luc Costa e Morning Sun, Zabeba e Nego Joe.
 
O Desafio de Duplas celebra os 18 anos do Boletim Nas Ondas da Pan, produzido e apresentado pelo surfe-repórter Máurio Borges. 
 
Mais informações podem ser obtidas na Fan page do evento no Facebook.