Eram cerca de 10 horas de sábado (13/02). Sábado de carnaval, aquele dia em que geralmente todos estão cansados da folia e da agitação da noite anterior.
No entanto, mesmo assim, permaneci com a minha rotina diária e fui dar uma espiada no mar. Olhei e vi boas valas quebrando. Até aí tudo normal, o mesmo programa, a minha velha rotina. Peguei minha prancha e fui surfar, no antigo Shaolin.
Porém, o que me chamou a atenção foi um “disse me disse” que correu por toda a extensão de Maresias: “Rob Machado ta aí!”, “tem molecada com ele!”, “só fera no Moreira”.
Curioso – algo que, aliás, confesso que é de meu costume –, sai do local onde estavam, peguei meu equipamento fotográfico e corri para o Canto do Moreira, no final da praia de Maresias, para quem vem do Centro de São Sebastião (SP).
Chegando lá, encontrei o longboarder Carlos Bahia: “Pô, ta atrasado, o cara já saiu da água…”.
Mas, como paciência é uma das virtudes de quem mora por aqui e também por aqueles que esperam uma onda perfeita, armei o equipamento na areia e esperei. Esperei, esperei, esperei.
Lá se foram cerca de uma hora e meia sentado na praia. Mas a animação também estava a mil, e não devido ao fato de ser sábado de carnaval, mas também por ver que as ondas, até então pequenas, já quebravam com um metro, a direita clássica do Canto do Moreira.
A frustração, por sua vez, só batia no momento em que pensava que o “cara” não voltaria mais.
Quando menos esperava uma molecada começou a surgir, entre eles, grandes nomes como Carlos Bahia, Igor Moraes, Ian Gouveia, Thiago Camarão, Thiago Guimarães, Jessé Mendes e Miguel Pupo.
Todos estavam lá para surfar junto da lenda viva Rob Machado e para exibir todo o talento em que tinham na veia, com muitas manobras aéreas. “É agora!”, pensei.
E deu certo a expectativa. Pouco tempo depois Rob apareceu. Em seu ritual de alongamento parou várias vezes para tirar fotos e conversar com os fãs.
Humildemente, dava atenção a todos, tanto na areia, quanto na água. Tanto que quando foi provar o sabor das águas de Maresias, o dia já estava para terminar.
Tudo isso eram detalhes, só aumentava a admiração que eu tinha por ele. Enquanto isso, lá estava eu com a minha máquina na mão e o meu olhar voltado para essa lenda do surf mundial.
Jorge Mesquita é fotografo. Para obter mais informações sobre seu trabalho, entre em contato pelo telefone (0xx12) 3865-7109 ou envie mensagem para jorgenaonda@hotmail.com.