A Praia do Estaleirinho bombou forte nesta sexta-feira (24/4) e só os homens competiram nas grandes ondas com até 2,5 metros. O bom público que compareceu para ver a estreia das principais estrelas do Katherine Melo Bodyboarding Pro 2009 e vibrou com as manobras espetaculares dos melhores do mundo em Santa Catarina. As oitavas-de-final da categoria Feminina foi adiada para as 9 horas deste sábado em Balneário Camboriú.
Clique aqui para ver as fotos
A torcida ficou frustrada com a eliminação do hexacampeão Guilherme Tâmega e do local Luis Villar, vice-campeão desta etapa no ano passado, mas saiu feliz com a participação do octacampeão Mike Stewart. O havaiano de 46 anos de idade é uma lenda viva do esporte, há mais de 10 anos não competia no Brasil e já está nas quartas-de-final na praia do Estaleirinho.
?Nesse tipo de mar, é muito importante a escolha das ondas?, ensina Mike Stewart, depois da vitória sobre o carioca Stephan Stamm na terceira oitava-de-final. ?O nível é muito alto e todos têm condições de vencer, então a estratégia é pegar boas ondas mesmo e para isso tem que ter paciência num mar difícil como hoje. Não consegui um bom desempenho nessa segunda bateria que disputei, passei algumas dificuldades, levei várias séries na cabeça e espero fazer melhor nas próximas baterias?, diz o havaiano, que agora vai enfrentar o capixaba Magno Oliveira nas quartas-de-final.
?Não dá para escolher adversário, pois todos são muito bons?, diz Stewart, que prefere não falar sobre vitória no Katherine Melo Bodyboarding Pro 2009. ?Eu não crio expectativas, apenas entro em cada bateria para fazer meu melhor e encaro todas de maneira igual. Espero que o mar dê uma acertada amanhã, porque hoje as ondas, apesar de grandes, na maioria fechava muito rápido?, fala o oito vezes campeão mundial.
Ao contrário do octacampeão mundial, o hexacampeão Guilherme Tâmega acabou eliminado na sexta-feira. Ele ainda estreou com vitória na primeira bateria do dia, mas depois foi superado por Airan Cabrera, das Ilhas Canárias, na abertura dos confrontos homem-a-homem das oitavas-de-final. ?O mar deu uma melhorada em relação a parte da manhã e as ondas ficaram do jeito que eu gosto?, conta Cabrera, que passa boa parte do ano na Bahia.
?Eu já tinha perdido duas vezes para o Guilherme e sabia que seria uma bateria muito difícil. Eu sempre me inspirei nele e conseguir ganhar dele é algo incrível para mim, inacreditável. Eu cheguei aqui em Camboriú uma semana antes, treinei bastante e quero fazer o meu melhor. Estou tranquilo, sem pressão?, garante Airan Cabrera, que vai pegar o amigo baiano Renê Xavier na primeira quarta-de-final deste sábado na praia do Estaleirinho.
Apesar da presença de todas as estrelas, os cearenses continuam roubando a cena no Katherine Melo Bodyboarding Pro 2009. Depois de José Kelson arrancar o primeiro 10 do campeonato e de Isabela Souza repetir o feito no feminino na quinta-feira, outro cearense ganhou a nota máxima na sexta-feira, Roberto Bruno. Além disso, ele estabeleceu um novo recorde de placar ao totalizar 17,25 pontos de 20 possíveis.
?É a rapadura que dá essa força para nós cearenses?, brinca Roberto Bruno. ?A gente viaja com grandes dificuldades sempre e para mim é uma enorme felicidade ver meus conterrâneos fazerem bonito numa etapa do Circuito Mundial como essa. Espero que continue assim e que possamos tirar mais notas 10. Eu comecei bem a bateria com duas ondas boas e depois fiquei pensando que era hora de dar um backflip. A onda veio, eu acertei o drop, consegui cavar bem, cheguei no lip com uma boa velocidade e fui para o tudo ou nada. Deu tudo e a nota 10 saiu. Estou muito feliz?, conta Roberto Bruno.
Nesta bateria ele bateu até o atual campeão mundial Uri Valadão, com o baiano se classificando em segundo lugar. Depois, ele disputou o confronto nota 10 contra o também cearense José Kelson, que foi o penúltimo da sexta-feira de grandes ondas na Praia do Estaleirinho.
##
Os dois começaram forte, com Roberto Bruno ganhando nota 7,75 na primeira onda e José Kelson quase tirando outro 10. Dois juízes deram, mas os outros dois não e a média ficou em 9,75. Bruno demorou bastante para pegar sua segunda onda e assumiu a ponta com uma nota 7,50. Kelson ainda tentou a virada, mas recebeu nota 4,50 e precisava de 5,50, com o placar ficando em 15,25 x 14,25 pontos.
Não só os cearenses, mas os capixabas também estão se destacando no Katherine Melo Bodyboarding Pro. Nas oitavas-de-final, Magno Oliveira despachou o catarinense Eder Luciano e depois Lucas Nogueira barrou um carioca campeão mundial, Paulo Barcellos.
Nas quartas-de-final, Lucas enfrenta o português Rui Pereira, que tirou um cearense do campeonato, Fábio Rodrigues. ?Não é fácil ganhar dos brasileiros no Brasil. O mar está difícil, mas as ondas estão boas e
fortes, como eu gosto. Não comecei bem a bateria e sabia que tinha que pegar uma onda grande para poder vencer. Foi o que fiz, esperei por ela, ela veio, fiz boas manobras e os juízes deram a nota?, conta Rui Pereira.
O Katherine Melo Bodyboarding Pro 2009 é realizado pela FOG Marketing e Eventos com patrocínio do Fundesporte – Fundo de Incentivo ao Esporte da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte do Governo do Estado de Santa Catarina; da Prefeitura de Balneário Camboriú e da Fundação Municipal de Esportes. Apoio: Hotel Plaza Camboriú, Sky Beach, Marauto Rentacar, Parque Unipraias, Sindisol, Convention & Visitors Bureau, Fibratur e a Gol como transportadora oficial do evento. Organização: IBA, CBRASB (Confederação Brasileira de Bodyboarding), FECAB (Federação Catarinense de Bodyboarding) e ACAMBODY (Associação Camboriú de Bodyboarding). Apoio: Instituto Anjos do Mar.
Katherine Melo Bodyboarding Pro 2009
Feminino
Oitavas-de-final
1 Joselaine Amorim (Bra) x Juliana Freitas (Bra)
2 Luz Marie Grand Peres (Pri) x Natasha Sagardia (Pri)
3 Rita Pires (Por) x Fabiana Correia (Bra)
4 Eunate Aguirre (Esp) x Catarina Souza (Por)
5 Neymara Carvalho (Bra) x Maira Viana (Bra)
6 Lumar Guitard (Ven) x Annabelle Guitard (Ven)
7 Jessica Becker (Bra) x Nicole Calheiros (Bra)
8 Isabela Sousa (Bra) x Neuza Muchacho (Por)
Masculino
Quartas-de-final
1 Airan Cabrera (Can) x Renê Xavier (Bra)
2 Mike Stewart (Haw) x Magno Oliveira (Bra)
3 Rui Pereira (Por) x Lucas Nogueira (Bra)
4 Uri Valadão (Bra) x Roberto Bruno (Bra)
Oitavas-de-final
1 Airan Cabrera (Can) 15.25 x Guilherme Tâmega (Bra) 12.25
2 Renê Xavier (Bra) 14.00 x Gustavo Alba (Arg) 12.40
3 Mike Stewart (Haw) 10.90 x Stephan Stamm (Bra) 6.30
4 Magno Oliveira (Bra) 14.25 x Eder Luciano (Bra) 12.25
5 Rui Pereira (Por) 12.00 x Fábio Rodrigues (Bra) 11.50
6 Lucas Nogueira (Bra) 15.40 x Paulo Barcellos (Bra) 13.25
7 Roberto Bruno (Bra) 15.25 x José Kelson (Bra) 14.25
8 Uri Valadão (Bra) 10.75 x Gastão Entrudo (Por) 9.25