Rock grotesco do Butthole Surfers vive de back para o sucesso

Pioneiros do rock de garagem o Butthole Surfers é uma das bandas mais significativas do underground norte-americano. Há dois anos o BS não grava um álbum, mas os inúmeros fãs, incluindo surfistas, skatistas e povo ‘alternativo’ não deixam de cultuar essa turma de “surfistas da bunda”.
O último trabalho, “Electriclarryland”, de 96, justifica a fama de um grupo pesado, que dispensa o uso de baixo e adota uma postura excêntrica e, que em ritmo de histeria, detona um rock de muita energia.
Anteriormente, o BS havia tido muita divulgação por conta do hit “Who Was In My Room Last Night?”, do alucinante CD “Independent Worm Saloon”, produzido pelo ex-baixista do Led Zepplin John Paul Jones, em 93, que teve o clip bastante exibido na MTV.
Apesar de ter construído uma imagem de banda punk, o baterista King Coffey diz que eles nunca tocaram punk rock. “Éramos uma banda punk e tocávamos para uma platéia de punks. Mas nunca tocamos punk de verdade”, diz.
A banda foi formada em 81 por Leary e o vocalista Gibby Haynes, que na época estudavam Trinity University, San Antonio, Texas. Haynes crescera em Dallas e estudava economia. Leary era de San Antonio e estudava artes e finanças.
“Gibby era o cara mais esquisito da escola”, diz Leary. “Nós dois gostávamos de músicas horríveis. Uma vez fui para a Califórnia e encontrei Gibby em Venice vendendo camisetas na praia. Era um trampo chato e resolvemos vender o que tínhamos. Compramos uma van e decidimos montar a banda”, conta.
Arrumaram o baterista King Coffey em São Francisco e lá conheceram Jello Biafra, do Dead Kenneys, que ofereceu um contrato com a sua gravadora Alternative Tentacles, que acabaria lançando pencas de Eps deles.
A partir daí, rodaram o país de van, tendo como mascote e incentivador pirado o ex-guitarrista Mark Farner, do Grand Funk Railroad, banda clássica do início dos anos 70.
E o resto é história. Se você ainda não conhece BS, prepare-se. É porrada pura, sem frescuras, nem aí para o sucesso, muito menos para as tendências predominantes. Cheque a discografia deles a seguir e pra começar pode escolher qualquer um. Seu ouvido agradece mas o vizinho se aborrece.

Discografia

“Butthole Surfers”
(Alternative Tentacles/83)

“PCPPEP Live”
(Alternative Tentacles/84)

“Psychic, Powerless…Another Man’s Sac”
(Touch and Go/84)

“Creamed Corn from the Socket of Davis”
(Touch and Go/85)

“Rembrandt Pussyhorse”
(Touch and Go/86)

“Locust Abortion Technician”
(Touch and Go/87)

“Hairway to Steven”
(Touch and Go/88)

“Widowermaker”
(Touch and Go/89)

“Double Live”
(Latino Buggerveil/89)

“Pioughd”
(Rough Trade/90)

“Independent Worm Saloon”
(Capitol Records/93)

“The Hole Truth…and Nothing Butt”
(Trance Syndicate/95)

“Electriclarryland”
(Capitol Records/96)

Loja recomendada:
Rockmania
R. 24 de maio, 64
3º piso – ljs. 64
Tel: 222-1609

Exit mobile version