O segundo dias de disputas da última etapa do Circuito Nordestino de Surf Amador 2011 teve início no último sábado em ondas de meio a 1 metro e excelente formação na Baía Formosa, litoral Sul do Rio Grande do Norte.
Clique aqui para ver as fotos
Na categoria Open, título que vale uma moto zero quilômetro, o cearense Michael Rodrigues garantiu o título por antecipação e faz a final deste domingo contra os potiguares André Fagundes e Madson Costa e o local Marinho Lima.
Local da praia do Futuro, Fortaleza (CE), e representante da marca patrocinadora do evento, Rodrigues fez uma bela campanha na temporada do circuito nordestino este ano.
A grande zebra foi a eliminação do local Ítalo Ferreira, uma das grandes promessas da nova geração do surf nordestino e que detém a melhor nota do campeonato (9.67) conquistada na última sexta-feira.
Ítalo, que disputava o título com Michael, foi barrado precocemente na fase inicial. Ele ocupava o segundo posto até os últimos instantes e foi ultrapassado pelo conterrâneo Madson Costa.
Assim como no primeiro dia da prova, a categoria Iniciantes abriu os embates. Destaque para o potiguar Emanoel Tobias, autor da melhor nota da semifinal (6.50), seguido por Douglas José, que fez 5.17. Avançaram ainda para a final o paraibano Israel Júnior e o já campeão Iniciante de 2011 Rafael Venuto.
A categoria Mirim foi favorecida pela maré enchendo e deram um show de surf power na ondas do Pontal. O campeão antecipado Elivelton Santos (PB) e o local e terceiro no ranking Jackson Rodrigues comandaram as ações na primeira e segunda semi, respectivamente empatados com ondas que renderam 6.33.
Elivelton abusou das manobras fortes para tentar conquistar a quinta vitória no calendário. Para avançar até a final Jackson Rodrigues, surfando em casa, soube se posicionar muito bem e escolher as melhores para soltar as manobras no critério e levantar a torcida local.
Também avançaram para a grande final o pernambucano Gabriel Farias, que barrou o vice-campeão Rafael Venuto e Daivison Santos que deixou fora das disputas Lucas Pires.
Um duelo de gigantes aconteceu na semifinal da categoria Júnior. Na primeira disputa o espetáculo foi protagonizado por Elivelton Santos, que ocupa o quarto posto do tour. O índio voador já abriu sua apresentação com um 6.17 trocando em seguida por um 7.33 que carimbou seu passaporte direto para a grande final, levando com ele o local Jackson Rodrigues, que virou em cima de Madson Costa muito próximo ao apito final.
Na segunda semi foi a vez do líder Ítalo Ferreira conduzir o show, com muito estilo e impulsionado pela torcida em seu pico diário de treinos, soltou fortes pancadas de backside, carimbou 7.67 e seguiu líder até o final da bateria.
A briga maior foi pelo segundo posto entre Michael Rodrigues e José Francisco, segundo e quarto na tabela, nesta ordem. Melhor para o paraibano que somou 7.17 contra 5.73 de Michael que não está mais na briga pelo caneco Júnior 2011 e por mais uma moto zerinho.
Os líderes na categoria Sênior souberam administrar muito bem os confrontos e seguem firme para decidir o título no último dia do Pena Surf Nordeste. Sérgio Ricardo, número 1 do ranking e André Fagundes (4o), avançaram para a semifinal em primeiro e segundo lugares. Flávio Sukita número 2 foi o segundo colocado na briga vencida por Elias Lamas. E Emanoel de Sousa o terceiro no ranking venceu sua bateria e deixou Ranieri Adriano em segundo.
O pernambucano Fernando Santos foi o nome da categoria Master. Ele somou 8.33 e venceu o vice-líder Flávio Sukita (5.37). Assim como na Sênior, os atletas que encabeçam o ranking avançaram os embates e vão para as semifinais para decidir o título de 2011.
Garantiram vaga na final Feminino: Edjane Oliveira, Gabriela Silveira, Yanca dos Santos e Taís Moraes, que na semifinal surfou muito à vontade para vencer com folga suas adversárias – inclusive Larissa dos Santos que já chegou a Baía Formosa como campeã do circuito. A melhor onda (7.17) entre as meninas foi surfada pela potiguar Gabriela Silveira na primeira fase da prova.
O evento é transmitido ao vivo pelo site da Pena.