Nos dias 17 e 18 de outubro, aconteceu a terceira e última etapa do Circuito Moçambique Surf 2015, o primeiro realizado na praia do Moçambique, em Florianópolis (SC).
Durante dois dias de ondas fortes e consistentes, os surfistas fizeram uma competição muito acirrada, pois o campeão deste circuito levaria a tão desejada passagem para o Peru. Esta etapa também foi marcada por ser a primeira vez que um campeonato de surf no Moçamba faz parte do Circuito Catarinense Amador, distribuindo mil pontos válidos para 2015.
Com 103 atletas inscritos, a categoria Open iniciou os trabalhos no sábado pela manhã num ritmo muito forte. Apesar de o vento sul ter soprado com força, não chegou a influenciar muito nas ondas, que se mantiveram com boa formação e tamanho.
O maior somatório de pontos da competição foi realizado pelo surfista Luan Garcia, na final da categoria Junior, com 14,25 pontos. A melhor nota da competição foi atingida com uma onda alucinante surfada até a areia pelo surfista Ramiro Rubim, um 8,50 na primeira bateria da Categoria Open.
No domingo, o sol predominou o dia todo e o público compareceu em peso para prestigiar o evento e curtir as fases finais da 3ª etapa do Circuito Moçambique Surf 2015.
A galerinha da nova geração, sempre mostrando um surf muito progressivo, encantou a todos na beira da praia com suas manobras. O atleta Wallace Vasco ficou bem à vontade e mostrou mais uma vez um surf muito solto, em uma bateria bem acirrada contra o atleta de Balneário Camboriu Luan Piazzeira. Apresentando um surf mais forte e achando as melhores ondas na bateria, quem se deu melhor foi a grande promessa do surf catarinense Wallace Vasco.
Mostrando aquele surf pesado, a rapaziada da velha guarda continua incomodando na vala. Com um power surf nos pés, o atleta da praia do Santinho Adriano Lemos foi passando bateria por bateria até chegar à grande final com outro nome de peso, Álvaro Bacana. Os dois surfistas disputaram onda a onda, mas quem levou a melhor e confirmou o favoritismo no Moçamba foi Adriano Lemos, que se tornou campeão da categoria Master do circuito local com o resultado da etapa. Na categoria Kahuna, quem se deu bem foi a lenda viva do surf Saulo Lyra.
Depois de um segundo lugar na primeira etapa e um primeiro lugar na segunda, Ronaldo Silveira chegou a esta última etapa como grande favorito ao título de campão do primeiro Circuito de Surf da praia do Moçambique. E foi o que aconteceu, com a vitória o surfista catarinense da praia da Joaquina fez a mala, levando mil pontos no Circuito Catarinense Amador 2015, uma prancha Simon Anderson oferecida pela Solution Boardshop e uma passagem internacional para o Peru.
Resultados finais
Mirim
1 Wallace Vasco
2 Luan Piazza
3 Guilherme Marques
4 David Soares
Infantil
1 Gabriel Junior
2 Leo Casal
3 Luiz Mendes
4 Artur Romão
Iniciante
1 Ryan Cordeiro
2 Wallace Vasco
3 Walley Guimarães
4 Ian Casal
Junior
1 Luan Garcia
2 Pedro Mendes
3 Giovanne Picaski
4 Ivan Santos
Master
1 Adriano Lemos
2 Alvaro Bacana
3 Rubens Farias
4 Marcio Leal
Kahuna
1 Saulo Lyra
2 Josué Resende
3 Rubens Farias
4 Vilmar Adriano
Local
1 Jailson de Souza
2 Barton Nathan
3 Ivan Santos
4 Douglas Kosloski
Feminino
1 Rayssa Fernandes
2 Andressa Carvalho
3 Manu Pacheco
4 Marina Resende
Open
1 Ronaldo Silveira
2 Alvaro Bacana
3 Luy Arman
4 Derek Adriano