#O guarujaense Rony Bonetti voltou ao topo do pódio na segunda etapa do Volcom Surf Series, Circuito Paulista de Surfe Universitário, encerrada neste domingo (11/11), na praia de Itamambuca, Ubatuba.
O surfista, estudante de Teologia (Unifata) e pretende ser pastor. Ele liderou toda a bateria final da categoria Open, deixando seus adversários para trás. O vice-campeão foi o vicentino Daniks Fischer, aluno de jornalismo na Unimonte, agora isolado na liderança do ranking.
Já na categoria Paulistana, exclusiva para os atletas que moram e estudam na Capital, o vencedor foi Fábio Hiena, que faz Pós-graduação em Marketing na Mackenzie. Essa foi sua primeira vitória no Estadual Universitário. O novo líder do ranking é Henrique Trica, que faz Turismo na Faculdade Sumaré e perdeu nas quartas-de-final.
Entre as mulheres, Bruna Queiroz, de São Sebastião ? aluna de Turismo na Universidade Brás Cubas ? venceu a etapa e passou a liderar a classificação geral. A competição, exclusiva para alunos devidamente matriculados em faculdades, teve boas ondas de 1 metro.
Um dos destaques da etapa foi o guarujaense Leonardo Oliveira (Turismo ? Faculdade Adélia). O surfista de 21 anos chegou em todas as finais que disputou até agora. Dessa vez ficou em quarto lugar na Open, e ainda faturou a Volcom Airshow, bateria especial em que só vale aéreo. No ranking, Leonardo está na segunda posição e um dos favoritos ao título.
Mas o dono da festa foi mesmo Rony Bonetti. Depois de perder na estréia, na primeira etapa, ele mostrou grande poder de recuperação. ?Estava esperando muito por essa vitória. Estou muito feliz porque no ano passado me acostumei vencendo todas?, comemorou o surfista, que passou para a quarta colocação no ranking, atrás do santista Alessandro Mariano (Administração-Unimonte), campeão paulista de 99 e terceiro do ranking. Ainda na Open, Bruno Manzon (Direito-Unip), de Mongaguá, foi terceiro na etapa.
Na Paulistana, Fábio Hiena teve como maior adversário Gregório Motta, aluno de Desenho Industrial da Faap. Gregório tinha chance de assumir a ponta do ranking com a vitória e liderou boa parte da bateria. Mas Hiena virou o resultado nas duas últimas ondas. O campeão da categoria Paulistana de 2000, Cadu Piolho, estudante de Comércio Exterior na Unip, ficou em terceiro, seguido de Gustavo Jacob (Arquitetura-Mackenzie). Na briga pelo título, Henrique Trica está na frente, com Gregório em segundo e Felipe Guerra (Administração-Mackenzie) em terceiro.
No Feminino, Bruna aparece na frente no ranking, com a guarujaense Christine Mello (Fisioterapia-Unaerp) em em segundo. Na etapa, Bruna superou Roberta Cassaniga (Veterinária-FMU), Juliana Pires (Comunicação Social-ESPM) e Christine Mello.
A competição contou, ainda, com a categoria Open Local, para atletas que treinam em Itamambuca. O vencedor foi Jéferson Sobrinho. A terceira e decisiva etapa do Volcom Surf Series será disputada dias 1 e 2 de dezembro, em Camburi, São Sebastião. As categorias Open e Paulistana classificam os dois primeiros para a final do Confronto Brasileiro Universitário, marcado para dezembro, também na praia de Itamambuca.
O Paulista Universitário tem o patrocínio da Volcom, com co-patrocínio da Star Point, Reef, Nixon, Nivana Turismo, Venice Mag, Grupo Taca e KLM. Apoio: Bennett Foam, Brazilian Creactions, Bully?s, Rareblend e Site G-Zero. Colaboração das associações de surfe e prefeituras de São Sebastião e Ubatuba. Organização: Associação Paulista de Surfe Universitário e Instituto Brasileiro de Desenvolvimento do Surfe, com supervisão da Federação Paulista de Surfe e Federação Universitária Paulista de Esportes.