Em busca de um bom resultado na etapa brasileira do World Tour, Adriano de Souza e Jadson André apostam numa rotina intensa de treinamentos no Rio de Janeiro. Fora d'água, a dupla dedica-se a exercícios funcionais para manter-se no rip.
A edição de abril da Fluir publicou uma reportagem sobre o treinamento da equipe Oakley, que realizou uma clínica com seus atletas em janeiro passado na Costa Rica. Há anos a marca tem parceria com o Instituto MarAzul para realizar o acompanhamento completo de seus surfistas. O treino fica a cargo do especialista em funcional Allan Menache, responsável por criar treinos específicos de acordo com as necessidades de cada um. "Ele ataca as deficiências e potencializa os pontos positivos", explica.
Este tipo de treinamento começou a ser praticado no Leste europeu. Com o tempo, os americanos e os demais europeus passaram a praticá-lo também. O sucesso deve-se ao fato de que é classificado como um treinamento para a vida real. "Ele ajuda a praticar todas as atividades do dia a dia. Além do ganho no condicionamento, ocorre melhora de eficiência nos movimentos, prevenção de lesão, aumento de performance, entre outros benefícios", explica.
Como os exercícios funcionais não requerem o uso aparelhos complexos, encaixam-se perfeitamente nas necessidades dos surfistas. Com alguns acessórios é possível treinar em qualquer lugar. Durante a etapa do World Tour no Rio, Mineiro e Jadson utilizam fitas de suspensão, faixas elásticas, discos de fitball e bolas de ginástica no hotel onde estão hospedados.
Entre os intervalos da competição, o videomaker Marcelo Dada capta momentos do treino e o resultado, com manobras pra lá de progressivas.
Confira o filme publicado no canal da Oakley no Vimeo.