Mahalo Bahia

Rudá busca resultado

Rudá Carvalho

Rudá Carvalho busca bom resultado em Itacimirim. Foto: Fabriciano Jr.

O Mahalo Bahia Festival Surf acontece entre esta terça-feira e domingo em Itacimirim, Camaçari (BA). O pico recebe cerca de 400 surfistas de todo o país em quatro provas de diferentes modalidades. 

 

Os melhores surfistas profissionais da Bahia iniciam a festa com a abertura do Circuito Estadual Profissional. Na quarta e quinta-feira, surfistas que marcaram a história do esporte no país participam da segunda etapa do Circuito Brasileiro Master.

 

Já entre sexta-feira e domingo acontece a quarta etapa do Circuito Brasileiro de Longboard e a segunda etapa do Brasileiro de Stand Up.

 

O Mahalo Bahia Festival Surf 2012 conta com patrocínio da Mahalo, do Governo do Estado da Bahia (Secretaria do Turismo e da Bahia Turismo) e da Prefeitura Municipal de Camaçari e será um dos maiores e mais importantes eventos esportivos realizados no estado neste ano.

 

Ao todo, a competição distribui mais de R$ 50 mil em premiação e reúne diferentes gerações de surfistas.

 

De acordo com o presidente da Associação Brasileira de Longboard (ABL) e um dos organizadores do evento, Geraldo Cavalcanti, poucos eventos de surf no Brasil reuniram tantas modalidades em um evento. 

 

“Conseguimos adequar as agendas das diferentes associações para proporcionar uma competição inédita para o público baiano. Além do caráter competitivo, quando estarão em jogo títulos, briga por colocações nos rankings e dinheiro, haverá uma confraternização  entre os atletas de diferentes gerações e estilos”, analisa Cavalcanti. 

 

Para dar início ao Mahalo Bahia Festival Surf 2012, os melhores surfistas profissionais da Bahia e de outros estados do Nordeste se reúnem para primeira batalha do ano. 

 

Serão 48 atletas que lutam para largar com vantagem na busca do título baiano 2012 e embolsar os R$ 5 mil oferecidos na etapa. Depois de cinco anos parado, o circuito voltou com força total no ano passado, quando o ilheense Rudá Carvalho foi sagrou-se campeão. 

 

Além de Rudá, que atualmente disputa os circuitos Nordestino, Brasileiro e Mundial, a competição terá a presenças de outros atletas de projeção nacional e internacional. A grande baixa fica por conta de Bino Lopes. Vencedor da etapa baiana do mundial do ano passado, Lopes está com problemas no joelho e vai assistir as disputas da areia.

 

“O Circuito Baiano é muito forte e nunca tem favoritos. Além dos atletas que competem em provas por todo o Brasil e pelo mundo, tem muitos bons surfistas”, conta Bino.

 

O Brasileiro Master é o circuito que define os campeões nacionais de surf com idades acima dos 35 anos. Esta será a segunda prova da competição na Bahia este ano. Na primeira, realizada em março, na praia de Stella Maris, saíram vitoriosos o paraibano Paulo Germano (Master), os baiano Takyto Adachi (Grand Master) e Gabriel Macedo (Kahuna) e o catarinense Mickey Hoffmann (Grand Kahuna).

 

Segundo colocado na Master, o baiano Armando Daltro, ex-integrante da elite mundial e campeão do World Qualyfing Series de 2000, é um dos favoritos. Os conterrâneos de Daltro Jojó de Olivença e Christiano Spirro, o carioca Victor Ribas e o potiguar Joca Júnior também são nomes de peso, que estarão em Itacimirim.

 

Já na quarta etapa do Brasileiro de Longboard, o campeão mundial de 2007 Phil Razjman é o líder do circuito, com vitórias no Ceará e em Fernando de Noronha. Na cola dele está Danilo Rodrigo, o Mulinha. Além da quarta prova do longboard profissional masculino, o Mahalo Bahia Festival Surf 2012 terá ainda a segunda etapa do profissional feminino e a terceira dos amadores.

 

O baiano radicado no litoral paulista Carlos Bahia, Jaime Viudes, André Deca e Amaro Matos também são nomes fortes nas disputas. Os baianos Tássio Rocha, Rogério Vasconcelos, Vinícius Cardoso, Flávio Marola e José Ebert são nomes que podem surpreender.

 

Uma das modalidades esportivas que mais crescem e conquistam adeptos no país, o stand up também é atração dos sete dias de disputas do Mahalo Bahia Festival Surf 2012. A galera dos pranchões e do remo entra na água neste sábado e domingo.

 

A modalidade se dividem entre o Race (maratona), o Wave (nas ondas) e o Paddle Board. A competição vale como segunda etapa do circuito brasileiro Race e a abertura do Wave e vai selecionar a equipe brasileira que disputará o mundial da International Surfing Association (ISA).

 

Entre as estrelas que estarão em Itacimirim, destaque para o líder do circuito brasileiro  Race Alex Araújo e para a campeã brasileira de Race Bárbara Brasil, da Bahia. Luis Saraiva, Caio Vaz, Renato Wanderley e os baianos Roberto Vieira, Gustavo Costa, Pedro Valadares, Takito Adachi e Bruno Pitanga também são presenças importantes na prova.

O Mahalo Bahia Festiva Surf 2012 tem patrocínio da Mahalo, Governo do Estado da Bahia, pela Secretaria do Turismo e Bahia Turismo e da Prefeitura Municipal de Camaçari. Apoio: Asa Classic Wear, Edye Radical CO., Bivolt, Teccel, Pousada da Espera, Transamérica FM, Woohoo, ESPN e Wave Beach. Realização: Associação Brasileira de Longboard (ABL) e Associação Nordestina de Surf (ANS). Homologação: Confederação Brasileira de Surf (CBS) e Federação Baiana de Surf (FBSurf).

Exit mobile version