#O surfista Ruy Costa venceu com uma onda “salvadora” nos três segundos finais a primeira seletiva fluminense do Confronto Brasileiro MCD Universitário, que rolou no último final de semana (19 e 20/05), no Canto do Recreio, no Rio de Janeiro.
A competição reuniu mais de 60 surfistas universitários e teve ondas de até 2 metros. Esta foi a primeira das duas disputas no Estado, que definirão os oito competidores para a final que valerá o título nacional, marcada para dezembro em Ubatuba (litoral paulista).
Numa decisão bem disputada, Ruy – que estuda Administração na PUC – enfrentou três experientes atletas, todos ex-profissionais. Cláudio Emerick, estudante de Fisioterapia na Estácio de Sá, depois de ter sido o maior destaque do evento e liderado a bateria final, foi o vice-campeão. Juan de Souza, aluno de Educação Física na Universidade da Cidade, garantiu o 3° lugar, seguido de Sérgio Noronha, que faz Direito na Estácio de Sá.
Aos 20 anos de idade, Ruy comemorou muito a vitória. Emerick, que conhece bem o pico, liderava com certa tranqüilidade. O campeão estava em 3° lugar e precisava de 4,41 pontos para virar o resultado. Nos últimos segundos ele conseguiu uma onda 4,85, superando Emerick por menos de 0,5 ponto – 14,35 a 13,90.
“Acreditei até o final, senão não teria ido buscar essa onda. Agora quero ir para Ubatuba para buscar esse título brasileiro. Vou para matar”, disse o surfista, que mostrou ter um preparo físico invejável. Ele também chegou na final da categoria Open Local, ficando com o vice-campeonato. “Devo isso ao Christian Moutinho, da Surf Performance. Isto é que foi campeonato, com ondas perfeitas”, disse Ruy.
A definição do time que estará na grande final do Brasileiro será realizada dias 13 e 14 de outubro, na Prainha. “Pelo que vimos nessa etapa, o nível vai ser muito forte, igual a uma competição profissional”, afirmou Felipe Braun, do Instituto Brasileiro de Desenvolvimento, responsável pela organização do Confronto MCD.
O evento contou ainda com a categoria Feminino, com vitória de Bianca Xavier, aluna de Educação Física da UFRJ.
Na Open Local, para surfistas que moram na praia do evento, o vencedor foi Alexandre Andrade, que mostrou ainda estar com o surf afiado.
Outra atração do dia foi a Lui Lui Expression Session. Cláudio Pessoa, aluno de Administração da PUC, foi o melhor, com um aéreo 360° e ganhou um final de semana em Saquarema, além de uma prancha New Advance.
Resultados Categoria Universitária Masculina
1 Ruy Costa PUC (Administração)
2 Cláudio Emerick Estácio de Sá (Fisioterapia)
3 Juan de Souza Universidade da Cidade (Educação Física)
4 Sérgio Noronha Estácio de Sá (Direito)
5 Rodrigo Souza Bennett (Arquitetura)
5 Evandro Ferraro Estácio de Sá (Administração)
7 Anderso Sá Gama Filho (Direito)
7 Lucas Perriconi PUC (Administração)
Categoria Universitária Feminina
1 Bianca Xavier UFRJ (Educação Física)
2 Priscila Couto UFRJ (Odontologia)
3 Ana Gabriela PUC (Desenho Industrial)
4 Érika Campos Estácio de Sá (Fisioterapia)
Categoria Open Local
1 Alexandre Andrade
2 Ruy Costa
3 Júlio César
4 Rafael Pires