Praia lotada, sol forte e altas ondas. Esse foi o cenário de desfecho do Skol apresenta Mahalo Bahia Bodyboarding Show, segunda etapa do Circuito Brasileiro de bodyboard, que consagrou o capixaba Israel Salas e a pernambucana Kirtys Montenegro, neste sábado (26), como os grandes campeões da etapa, realizada desde quarta-feira na paradisíaca praia da Tiririca, em Itacaré (BA).
O sábado reservou as melhores apresentações para o público que lotou a Tiririca, e foi o próprio campeão Israel Salas quem estabeleceu o recorde de pontuação do evento, ao somar 17.00 pontos na semifinal contra o carioca Israel Eduardo, garantindo Israel na decisão com o catarinense Luis Villar.
Na final, Salas foi soberano mais uma vez e faturou seu segundo título consecutivo do Bahia Bodyboading Show, repetindo o feito de 2012, quando venceu em Salvador.
“Vencer na Bahia é indescritível. A energia desse lugar é contagiante. Eu tenho minhas raízes aqui e me emociono sempre que venho pra cá. Hoje minha bandeira é do Espírito Santo, pois foi lá que me encontrei profissionalmente e tenho toda minha estrutura para poder brigar por títulos”, revelou o vencedor, emocionado após sua bateria. “Sei que ainda tem muita coisa pela frente e têm muitos atletas que podem chegar, mas meu foco é ser campeão brasileiro novamente. Quero muito esse título e vou em busca disso”, completou.
Vice-campeão, o catarinense Luis Villar teve uma performance muito boa durante todo o campeonato e o resultado do Skol apresenta Mahalo Bahia Bodyboarding Show o coloca na rota pela disputa do título brasileiro. Para chegar à decisão, o atleta de Balneário Camboriú superou na semifinal o capixaba Ronieris Viana, que, assim como Israel Eduardo, finalizou a etapa na terceira posição.
Na decisão da Profissional Feminino, a pernambucana Kirtys Montenegro conquistou sua primeira vitória no Circuito Brasileiro depois de muitas glórias nas categorias amadoras. A atleta de Gaibu, que conquistou o vice-campeonato do ISA Bodyboarding Games ano passado, colocou fim a uma hegemonia de Jéssica Becker que já durava bastante tempo.
A macaense, inclusive, poderia ser campeã nacional caso vencesse a etapa, mas teve pela frente uma parada dura. Kirtys provou seu valor e com 13,00 x 11,90 sacramentou o título do Skol apresenta Mahalo Bahia Bodyboarding Show, além de entrar na briga pelo título da temporada.
“O que estou sentindo é surreal, não consigo nem acreditar. Essa é a vitória mais importante da minha carreira, mas é uma prova de que posso mais. Eu estava desmotivada após a primeira etapa do Brasileiro, mas hoje mostrei para mim mesma que sou capaz. Vou comemorar bastante esse título, mas quero preparar minha cabeça para o que vem pela frente”, ressaltou Kirtys.
Com a vitória, a pernambucana segue na disputa pelo título brasileiro 2013, ao lado da própria Jéssica Becker e da paulista Juliana Freitas, únicas atletas com chance de conquistar a coroa de campeã nacional deste ano.
Jéssica Becker segue como líder do ranking brasileiro 2013, com 1860 pontos. A macaense vem de uma sequência impressionante de resultados. Foi campeã do mundial e do carioca, ambos disputados em Copacabana, além de ter vencido o Brasileiro em Campos, litoral norte fluminense, e ter conquistado a segunda posição em Itacaré.
Fecharam o pódio em Itacaré na Profissional Feminino a carioca Maria Helena e a paulista Juliana Freitas, ambas encerrando o Skol apresenta Mahalo Bahia Bodyboarding Show na terceira colocação.
Drible nos baianos Intruso no meio dos locais, o carioca Lucas Viana fez bonito em Itacaré, vencendo uma das baterias mais acirradas da competição. Com diversas notas altas, o atleta do estado do Rio de Janeiro precisou superar três atletas da Bahia para levantar o caneco. Com 14,80 pontos no somatório, Lucas venceu por uma diferença de 0,1 pontos, deixando Arley Santos em 2º. Gabriel Santana ficou em terceiro e Bruno Alexandre completou a final em 4º. Com a vitória, Lucas subiu para segundo lugar no ranking brasileiro, atrás do também carioca Lucio Santana.
Sócrates dispara Na categoria Sub-16, o carioca Socrates Santana foi o melhor atleta durante toda a competição e na final confirmou o favoritismo ao vencer a segunda etapa consecutiva – a primeira foi em Campos – e disparar na liderança do ranking brasileiro, aproximando-se do título nacional. Na decisão, o local do Posto 5 achou uma nota 8,75 e somou 15,50 pontos. Em segundo ficou o atleta da casa Lucas Rodrigues, seguido por Matheus Bastos (RJ – 3º) e Ronaldo Carvalho (ES – 4º).
Maior nota No começo da manhã em Itacaré, foram para água as baterias do Round 1 da Sub-16 e a nova geração mandou muito bem nas ondas da Praia da Tiririca. O atleta da Bahia, Lucas Rodrigues, voo alto para completar um lindo ARS, quebrando o recorde de pontuação do Skol apresenta Mahalo Bahia Bodyboarding Show. O competidor beirou a perfeição e levou um 9,75 como melhor onda surfada durante toda semana.
Etapa final Após passar por Campos (RJ) e Itacaré (BA), o Circuito Brasileiro de Bodyboard será definido na Praia de Costa Azul, em Rio das Ostras (RJ), entre os dias 29 de novembro e01º de dezembro, quando serão conhecidos os quatro campeões nacionais: Profissional Masculino, Profissional Feminino, Open Masculino e Sub-16 Masculino.
Shows em Itacaré Como já é tradicional nas etapas promovidas em solo baiano, o shows merecem grande destaque no Skol apresenta Mahalo Bodyboarding Show. Nos últimos anos, grandes nomes da música brasileira e internacional se apresentaram durante os eventos e para este ano não poderia ser diferente. Natiruts, Jau, Battata e Massa Sonoro se apresentam ao público, no show de encerramento que acontece no dia 26 de outubro.
Para ver mais fotos, vídeos e notícias da etapa, visite o site do Mahalo Bahia Bodyboarding Show.