World Pro Junior

Sally comemora na Austrália

Sally Fitzgibbons, Billabong World Junior 2008, North Narrabeen, Austrália

Sally Fitzgibbons mantém hegemonia australiana no Billabong World Junior. Foto: ASP / Covered images.

No domingo, o cearense Pablo Paulino garantiu o recorde de quatro títulos do Brasil no Mundial Pro Junior, mas na categoria feminina, encerrada na segunda-feira, só dá Austrália.

 

Sally Fitzgibbons confirmou a hegemonia com grandes apresentações nas boas ondas de 1 metro de altura de North Narrabeen. Na semifinal, a recordista absoluta do Billabong ASP Womens Junior Championships 2007 arrancou uma nota 10 para virar o confronto australiano com Laura Enever e na decisão deu outro show para superar a neozelandesa Paige Hareb.

 

As brasileiras Marina Werneck e Bruna Schmitz perderam nas oitavas-de-final e ficaram em nono lugar na Austrália.

 

A “australianinha” Sally Fitzgibbons já se destacou logo na estréia na quinta-feira, quando venceu a última bateria do primeiro dia com nota 9,17 e o placar também recorde das meninas de 15 pontos.

Paige Hareb fica com o vice em North Narrabeen, Austrália. Foto: ASP / Covered images.

 

Só voltou a competir na segunda-feira decisiva do Billabong ASP Womens Junior Championship 2007 e na primeira apresentação já mostrou a força do seu backside (surfando de costas para a onda) nas boas esquerdas que ainda entravam em North Narrabeen, para garantir a primeira vitória do dia com uma nota 9,33 na melhor onda.

 

A carioca Marina Werneck já havia sido eliminada na terceira oitava-de-final pela vice-campeã Paige Hareb sem quase pegar ondas na bateria.

 

A paranaense Bruna Schmitz ainda brigou bastante pela última vaga para as quartas-de-final e só perdeu porque a havaiana Coco Ho quase iguala seu próprio recorde de 16,50 pontos no placar encerrado em 16,23 x 13,50 pontos.

 

Mas, Sally Fitzgibbons mandou estas marcas para o espaço com um verdadeiro espetáculo sólo contra a norte-americana Sage Erickson. Dessa vez, achou três ondas muito boas para cravar imbatíveis 18,60 pontos com notas 9,5 e 9,1, ainda jogando fora um 8 em outra grande apresentação nas esquerdas de North Narrabeen.

 

Mas, o melhor ainda estava por vir. A também australiana Laura Enever despachou a ex-recordista Coco Ho e na semifinal foi a segunda surfista a ultrapassar a barreira dos 9 pontos numa onda, galeria até ali exclusiva da campeã. Ela ganhou nota 9,17 dos juízes, somou com uma 4,83 e abriu larga vantagem de quase 9 pontos.

 

##

Sally ergue a taça na Austrália. Foto: ASP / Covered images.

A cinco minutos do fim, Sally Fitzgibbons pega sua primeira onda boa na bateria e solta as manobras com radicalidade e variedade para levar o primeiro 10 do Billabong ASP Womens Junior Championship 2007.

 

Laura Enever foi recebida com entusiasmo pelas amigas e reconheceu a virada espetacular de Fitzgibbons, cumprimentando-a com um abraço na saída do mar.

 

Na primeira semifinal Paige Hareb não deu chances para a norte-americana Courtney Conlogue, mas os 10 pontos recebidos nos minutos finais e o recorde de pontos atingido também de forma espetacular na bateria anterior davam todo o favoritismo a Sally Fitzgibbons.

 

Bruna Schmitz pára nas oitavas-de-final e divide nona posição com Marina Werneck. Foto: ASP / Covered images.

E a australiana confirmou as expectativas com outra grande apresentação para garantir a hegemonia australiana iniciada por Jessi Miley-Dyer que faturou o primeiro título feminino de 2005, com Nicola Atherton vencendo o segundo em janeiro do ano passado. O placar de 16,77 x 7,84 pontos comprova a enorme superioridade da nova campeã mundial Pro Junior da ASP.

 

Resultado

 

1 Sally Fitzgibbons (Aus)

2 Paige Hareb (NZ)

3 Courtney Conlogue (EUA)

3 Laura Enever (Aus)

5 Kirby Wright (Aus)

5 Nikita Robb (Afr)

5 Sage Erickson (Aus)

5 Coco Ho (Haw)

9 Leila Hurst (Haw)

9 Pauline Ado (Fra)

9 Marina Werneck (Bra)

9 Alessa Cuizon (Haw)

9 Nao Omura (Jap)

9 Lee Ann Curren (Fra)

9 Airini Mason (NZ)

9 Bruna Schmitz (Bra) 

Exit mobile version