Pena Longboard Classic

Salvador é alvo dos pranchões

0

Eduardo Bagé disputa as etapas brasileiras do LQS. Foto: Sean Rowland / ASP Images.

Nesta quinta-feira (17/9) começa em Jaguaribe, Salvador (BA), o Pena Bahia International Longboard Classic, primeira das duas etapas brasileiras do ASP Longboard Qualifying Series (LQS).

O evento oferece premiação de US$ 20 mil para a categoria profissional. É a primeira vez que o Brasil e a América do Sul sediam etapas do LQS, a divisão de acesso ao World Longboard Tour.

Grandes nomes do longboard brasileiro confirmaram presença: Phil Rajzman, campeão mundial de 2007, Danilo Rodrigo, vice do mundo em 2007, Picuruta Salazar, eneacampeão brasileiro, além dos campeões brasileiros Jeremias da Silva, Roger Barros e Carlos Bahia.

 

Na semana que vem, entre os dias 24 e 27 de setembro, a disputa é na Baía de Maracaípe, Ipojuca (PE), com o Pena Pernambuco International Longboard Classic.

 

A Associação Nordestina de Surf (ANS), organizadora das duas etapas do LQS no Brasil, incluiu no evento o Circuito Brasileiro de Longboard Amador. A categoria Feminina também é válida pelo Circuito Brasileiro de Longboard Profissional.

 

O Pena Bahia International Longboard Classic será transmitido ao vivo pelo site da Pena.

 

World Longboard Tour – Na lista dos 32 surfistas que fazem parte da elite dos pranchões, seis brasileiros disputaram no Japão a primeira das duas provas que definem o campeão da temporada.

 

O australiano Harley Ingleby passou por Phil Rajzman nas semifinais e largou na frente, mas o carioca segue confiante para tentar seu segundo título mundial na grande final marcada entre os dias 26 a 31 de outubro nas Ilhas Maldivas.
 
Outro carioca, Eduardo Bagé, ficou em quinto, enquanto os paulistas Amaro Matos e Carlos Bahia dividiram a nona posição. O santista Picuruta Salazar e o saquaremense Jeremias da Silva foram os únicos brasileiros a perderem logo na estréia, terminando empatados na décima sétima posição.

 

O Pena Bahia International Longboard Classic tem patrocínio da marca Pena e do Governo do Estado da Bahia, pela da Bahiatursa da Secretaria do Turismo. Co-patrocínio: SESC Bahia, Skol, Faz Atleta, Power Balance, Shark Epoxi e Rede Outlight. Apoio: Prefeitura Municipal de Salvador. Divulgação: Sportv, ESPN, Canal Woohoo, Transamérica FM, Waves, Cearasurf e Surf Bahia. Realização: Associação Nordestina de Surf, ASP South America, Confederação Brasileira de Surf e Federação Baiana de Surf.