O Projeto Salva-Surf formou 40 surfistas em São Sebastião. Foto: Divulgação ASSS. |
Foram 30 instrutores de surf e 10 convidados, entre seguranças de campeonatos, guarda-vidas de sociedades de amigos e outros atletas experientes.
?O objetivo principal foi preparar os surfistas para enfrentar uma situação no mar em que uma pessoa sem preparação não teria condições”, afirma Carlos Smicelato, surfista e Comandante do 17° Grupamento de Bombeiros Salvamar Paulista e diretor da Sobrasa.
Bonecos de simulação foram utilizados durante as aulas. Foto: Divulgação ASSS. |
“O aluno formado conta com técnica para se sentir tranqüilo para salvar as vítimas de afogamento. Hoje, esses surfistas têm ajudado muito nos salvamentos?, finaliza Smicelato, que ministrou as aulas junto com o guarda-vidas e também surfista Moraes (Dinho).
?Os dois, mais uma vez, se empenharam para prestar um serviço de alto padrão em prol do surf de São Sebastião?, afirmou Gedeon Gonçalves, presidente da ASSS.
?Além de ensinar salvar vidas, essa edição do
curso teve como objetivo regulamentar a situação dos instrutores de surf da Cidade, pois a lei das escolinhas, aprovada pela Câmara Municipal no mês de junho, obriga a todos que atuam no setor a ter certificado de primeiros-socorros para garantir segurança aos alunos?, complementou Gedeon.
O quinto curso do Projeto Salva-Surf foi realizado com sucesso. Foto: Divulgação ASSS. |
No curso, os alunos tiveram aulas teóricas e práticas, aprendendo técnicas de salvamento aquático, utilizando suas pranchas e também primeiros-socorros com utilização de bonecos de simulação.
?Os certificados serão entregues em cerimônia no Teatro Municipal, que poderá receber autoridades municipais, familiares, patrocinadores e amigos dos que concluíram o curso?, ressaltou o presidente da ASSS, lembrando que o Projeto Salva-Surf, criado em 1996 em São Sebastião, já formou cerca de 200 surfistas.
Agasalhos e alimentos – Todos os participantes doaram agasalhos e um quilo de feijão entregues ao Fundo Social de Solidariedade de São Sebastião. ?Também tivemos a adesão de alguns amigos universitários de São Paulo, que encheram uma kombi de roupas. Agradeço imensamente as doações e a grande correria que nossos amigos da capital, Alex Alcântara, Leonel, Rodolfão, Fernanda e Suelen fizeram?, destacou Gedeon.
Em nome da ASSS, ele agradeceu todos os participantes e apoiadores que tornaram possível a realização do 5º Curso do Projeto Salva-Surf. ?Sempre fizemos ações sociais nos cursos do projetos salva-surf, escolinha de surf, circuito sebastianenses e outros. Desta vez, contamos até com a ajuda de amigos de São Paulo. Foi muito gratificante. Que Deus dê em dobro a todos aqueles que tiveram boa intenção nesse projeto?, concluiu.
Para saber mais sobre as ações da ASSS, entrar em contato pelos telefones (12) 3893.1042 e 9714.6593 ou pelo e-mail [email protected].