Dono de seis títulos estaduais com apenas 14 anos de idade, Samuel Pupo pode aumentar a sua coleção de conquistas no próximo final de semana, na grande final do Hang Loose Surf Attack. O tradicional circuito que define os campeões paulistas das categorias de base e já revelou nomes como Adriano de Souza, Gabriel Medina, Filipe Toledo, Miguel Pupo (irmão mais velho de Samuel) e Wiggolly Dantas, todos no WCT, terá a decisão na praia de Itamambuca, em Ubatuba.
Na sexta-feira, serão realizadas as baterias restantes da 3ª etapa, adiada em São Sebastião, por falta de ondas. Na sequência, no sábado e domingo, é a vez da finalíssima, reunindo surfistas de cinco categorias. Samuel chega muito bem na Mirim, já como líder, e na Junior, com chances reais de assumir a ponta. O surfista de São Sebastião mostrou que a estratégia de abrir mão de sua categoria oficial, a Iniciante, onde já é bicampeão, para se concentrar nas disputas adiantes, deu certo.
“Se fosse competir na iniciante, era muito desgaste físico. Muita bateria. Já fui campeão dois anos. Tem de dar oportunidade para outros. Agora, o foco é todo na júnior e mirim. Vencer na sexta-feira vai ser muito importante para poder surfar mais tranquilo na quarta etapa”, comenta o competidor, filho do experiente Wagner Pupo. “Meu pai e meu irmão meu ajudam muito com o surf e tem minha mãe (Jeane), que sempre está me apoiando”, comenta.
Na Mirim, Samuca já está na final da 3ª etapa e, se vencer, coloca a mão na taça. No primeiro dia na etapa da praia da Baleia, ele foi o dono da melhor atuação, somando 16,75 de 20 pontos possíveis. Na Junior, ele é o terceiro do ranking e tem chances reais de encostar no seu grande rival de 2013, Wesley Dantas, vitorioso nas duas primeiras etapas e já eliminado nessa disputa. “Vai ser cansativo, vai ser difícil, mas vou batalhar por isso”, ressalta Samuca.
Todas as disputas terão transmissão ao vivo pela internet, no link hangloose.com.br/surfattack2014/. O evento também contará com várias brincadeiras para os competidores e público, como pebolim, ping pong, slack line e gincanas, além da distribuição de Amazoo Açaí.
O Hang Loose Surf Attack tem os patrocínios de Overboard, Hot Water, Super Tubes, Sthill e Surftrip. Copatrocínios de Rhyno Foam, Reef, Amazoo Açaí e CT Wax. Divulgação: Revista Fluir. Apoios das prefeituras de Santos, Guarujá, São Sebastião e Ubatuba, Associação Santista de Surf, Associação de Surf de Guarujá, Associação de Surf de São Sebastião, Associação Ubatuba de Surf, Governo do Estado de São Paulo, com organização da Federação Paulista de Surf.